Centro 2030 lança concurso de apoio aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Posted by
Spread the love

FOTO DB/ANA FERREIRA

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) lançou o primeiro concurso do Programa Regional do Centro (Centro 2030), que visa o apoio aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

“Este concurso marca o início do Programa Centro 2030, que dispõe de 2,2 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos na região”, referiu hoje, em comunicado, a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno.

Segundo a responsável, ainda no mês de abril vão abrir dois concursos de apoio ao investimento empresarial inovador, para os territórios de baixa densidade e para os restantes territórios da região Centro.

“Para além da importância de investir na competitividade e capacidade de afirmação internacional do tecido produtivo regional, manteremos uma forte preocupação com a coesão territorial, dando continuidade à lógica dos concursos dedicados ao interior”, sublinhou.

Adiantou ainda que estes concursos vão ter dotações próprias, “por forma a garantir que estes territórios participam e beneficiam deste processo de reforço da competitividade empresarial regional”.

De acordo com a CCDRC, os primeiros meios disponibilizados na região são para a qualificação dos recursos humanos e para o apoio à competitividade empresarial, áreas consideradas chave “para uma região mais rica e mais coesa”.

Além do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE), o programa Centro 2030 inclui o Fundo para a Transição Justa, destinado a mitigar os impactos socioeconómicos da transição para a neutralidade carbónica, resultantes do encerramento da Central Termoelétrica do Pego, através do apoio à diversificação da atividade económica do território e aos trabalhadores afetados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.