Câmara de Coimbra aprova contas com resultado líquido de 1,9 ME em 2022

Posted by
Spread the love

DR

A Câmara de Coimbra aprovou os documentos de prestação de contas do exercício de 2022, tendo apresentado um resultado líquido de 1,9 milhões de euros (ME), afirmou hoje aquele município.

O resultado, que foi apresentado na reunião do executivo de terça-feira, “representa um acréscimo de 2,7 milhões de euros face ao ano anterior”, face ao défice de 808 mil euros registado em 2021, realçou a Câmara de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo a autarquia, o resultado de 2022 permite um aumento da capacidade de endividamento do município.

Para tal, contribuiu um aumento das receitas em 6,6%, superior à subida dos gastos, que se situou em 4%, constatou a Câmara de Coimbra.

“Para a evolução dos rendimentos, que totalizaram 113,7 milhões de euros em 2022 (mais 7,1 ME do que em 2021), contribuiu, sobretudo, o aumento dos impostos, contribuições e taxas, que representaram 52,14% dos rendimentos do Município, com destaque para o acréscimo da derrama em 1,8 ME e da cobrança de imposto municipal sobre transações onerosas de imóveis”, salientou.

O aumento de gastos centrou-se nos fornecimentos e serviços externos, “nomeadamente os acréscimos de custos com eletricidade, recolha e tratamento de resíduos sólidos e serviços sociais (devido ao alargamento do fornecimento de refeições a todos os ciclos de ensino)”, aclarou.

“Os indicadores confirmam a estabilidade financeira do município, a baixa dependência de financiamentos externos, o património líquido como principal fonte de financiamento do ativo, e a grande capacidade de solver dívidas quer a curto quer a médio e longo prazo”, destacou o vereador Miguel Fonseca, citado na nota de imprensa.

Em 2022, as funções sociais do representaram 54% dos custos municipais (57 milhões de euros).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.