Vila Nova de Poiares vai ter ensino superior

Posted by
Spread the love

“Ambicionamos, a partir do próximo ano letivo ter, pela primeira vez, um curso de ensino superior em Vila Nova de Poiares”, anunciou, ontem, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, à margem da assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) do Instituto Politécnico de Coimbra, o Município de Vila Nova de Poiares, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares e a Associação Empresarial de Poiares.
O protocolo prevê que o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Tecnologia e Gestão Automóvel, que segundo o Tratado de Bolonha confere o primeiro nível de engenharia (antigo bacharelato), seja lecionado no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares e terá a duração de dois anos. O curso terá cerca de 30 vagas disponíveis e um custo de 759 euros por ano.
O curso será divido em quatro semestres: no 1.º semestre serão lecionadas cadeiras de natureza geral e científica, o 2.º semestre disciplinas técnicas, no 3.º semestre os alunos irão aprender a parte prática e no 4.º semestre será concluído com um estágio em ambiente profissional. Algumas cadeiras irão ser lecionadas em Vila Nova de Poiares mas, no que diz respeito à parte prática, os estudantes terão de receber essa formação no ISEC. Para ingressar no curso os alunos devem ter concluído o 12.º ano.
“É um momento histórico para Poiares que tem uma paixão enorme pela vertente automóvel, várias empresas que se dedicam a esta atividade e muito felizes por atingir este objetivo”, referiu João Miguel Henriques.
Mário Velindro, presidente do ISEC, disse que “o ISEC tem uma vocação para o ensino prático, com ligações às empresas. Esta experiência que vamos iniciar tem tudo para dar certo”.
|e| Daniel Filipe Pereira

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.