“Uma grande feira de produtos que têm a sua raiz nesta região”

Posted by
Spread the love

 

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital tornou-se um dos maiores eventos da região. Quais são as expectativas para esta edição?
Este ano o certame volta a crescer em notoriedade, porque também cresce em procura. É esta conjugação de fatores que tornam esta a maior feira de queijo do país, com grande procura a nível nacional.
O crescimento da capacidade produtiva do setor resulta da dimensão da procura e esta festa é um contributo para isso, e para que o território tenha vida própria, mostrando que há cá gente com ideias e com capacidade empreendedora, que é capaz de inovar, até porque existem apoios e incentivos diretos à produção do queijo.
É importante capacitar mais produtores, dinamizando ainda mais a economia e criando riqueza, porque se trata de um setor com futuro.
Por isso, há que reconhecer o trabalho fantástico da organização para levar a cabo um evento desta dimensão. Vai ter 250 expositores de produtos agroalimentares de grande qualidade, em que a coroa de glória são os cinco expositores que vão estar no centro da feira com queijo Serra da Estrela DOP [Denominação de Origem Protegida].

Quais são os principais pontos fortes do certame?
É a qualidade dos produtos à venda a bom preço. Os visitantes sabem reconhecer isso. Não é só o queijo Serra da Estrela, DOP, ou de ovelha curado feito de forma artesanal, embora sem certificação, mas também o requeijão. São os enchidos, o pão, as compotas ou o vinho do Dão: toda uma gama de produtos locais de excelência.
Nem todo o queijo que vai estar na feira tem certificação DOP, devido aos custos de certificação, mas é um queijo também de qualidade. Queremos oferecer uma grande feira de produtos que têm a sua raiz nesta região.
Depois, ainda quanto aos pontos altos, trata-se de uma feira de fácil acesso às várias áreas de exposição, seja para as compras, assistir aos espetáculos ou fazer provas de degustação. É uma feira amiga do visitante, que dá prazer percorrer ao longo de todo o seu espaço, para que as pessoas possam depois regressar às suas casas de baterias recarregadas.

Quer dizer que os visitantes se sentem bem acompanhados, não se sentem perdidos?
A feira está preparada para receber grupos que se desloquem a Oliveira do Hospital de forma organizada. Para isso haverá visitas guiadas, não só ao certame, mas também em deslocações turísticas pelo concelho, para os visitantes ficarem a conhecer um pouco do património natural e arquitetónico. O Mercado Municipal, na av. Carlos Campos, é o ponto de acolhimento dos grupos que chegam à cidade. As visitas guiadas estão organizadas de forma a dar a conhecer as ruínas romanas da Bobadela, igreja moçárabe de Lourosa, capela dos Ferreiros, Vale do Alva ou Avô.
Queremos que esta procura turística decorra num período mais alargado, por isso avançámos com a Semana da Gastronomia, que arrancou na passada segunda-feira e se prolonga até domingo. A gastronomia local pode ser saboreada em 21 restaurantes aderentes, localizados pelo concelho de Oliveira do Hospital. Temos registo de elevadas taxas de ocupação no alojamento e na restauração.

Que outras valências oferece a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital?
Há dinamização do espaço público com música tradicional de cariz etnográfico, o que confere animação a vários espaços da área ocupada, que se estende em “L” do largo Ribeiro do Amaral, seguindo pela av. Carlos Campos, sempre gerando proximidade entre os visitantes e os expositores.
Existe também um espaço educativo, onde se vão realizar diversas atividades que promovem os valores da sustentabilidade ambiental e da vivência rural, conceitos que reforçam o alerta para a proteção do ecossistema deste setor, de que fazem parte as pastagens, as montanhas e os riachos.

É também uma oportunidade para conhecer melhor o mundo rural…
No Mercado Municipal vão estar as mostras das máquinas agrícolas e dos animais, designadamente ovelhas, borregos e cabritos, o que é também um contributo para o reconhecimento desta fileira, que é muito importante para a economia regional e o seu contributo para a sustentabilidade do mundo rural.
Em resumo, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital é também uma grande ação de marketing territorial que chega a todo o país, mas que também é dirigido ao mercado ibérico.
Aliás, estão presentes também nesta mostra um queijo espanhol da Galiza e outro da Alemanha, assim como outros queijos do Centro de Portugal.

Parte do recinto é coberto. Assim, há o espaço de artesanato e restauração, para além dos palcos?
Há várias tendas instaladas no recinto, a que se acrescenta o espaço do mercado municipal da cidade, com capacidade de resposta adequada para conferir o necessário conforto aos expositores e visitantes.

Qual é o grau de envolvimento de pessoas, colaboradores, instituições e empresas nesta realização?
As grandes realizações não se fazem sem parcerias. Neste caso tem de ser referida a colaboração da Estrelacoop, Ancose, Confraria do Queijo Serra da Estrela, Turismo Centro de Portugal, Aldeias do Xisto e Aldeias de Montanha.
Temos uma equipa permanente de 20 pessoas na organização, a que se juntam os funcionários da câmara municipal que trabalham na área da montagem, incluindo os palcos e as luzes. No total serão cerca de 40 pessoas. É um investimento de cerca de 100 mil euros, mas que tem um efeito multiplicador na economia do concelho.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.