Redução do IVA em bens essenciais alimentares, decidiu o Governo

Spread the love

O Governo vai reduzir o IVA dos bens alimentares essenciais, anunciou, ao início desta tarde, o ministro das Finanças, Fernando Medina, colocando a taxa em zero no cabaz de bens essenciais.

Fernando Medina adiantou que, para concretizar esta medida do IVA, o Governo está a tentar celebrar acordo com setor da produção alimentar e com setor da distribuição alimentar, visando criar estabilidade e confiança, “acabando com o sobressalto de não saber se um dia se chega a uma prateleira com um preço mais alto do que encontrou na véspera”.

A medida foi anunciada numa conferência de imprensa conjunta dos ministros da Presidência, Mariana Vieira da Silva, Finanças, Fernando Medina, e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Entretanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje as medidas anunciadas pelo Governo para mitigar os efeitos da inflação, considerando que são “bem tomadas, no momento adequado”, abrangendo “setores fundamentais”.

“Eu, da mesma maneira que critico o que é de criticar, elogio o que é de elogiar. E já elogiei o ministro [das Finanças] Medina há pouco, porque acho que [as medidas] foram bem tomadas, no momento adequado”, declarou o chefe de Estado aos jornalistas, num hotel de Santo Domingo.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o Governo atuou agora porque se percebeu “que não é para já a quebra da inflação” e se comprovou “haver folga” orçamental: “Neste momento estão preenchidas as condições, e não se esperou muito, muito mais”.

Interrogado se são suficientes as medidas hoje anunciadas, o Presidente da República respondeu: “Ora bom, isso ninguém sabe. Quer dizer, é o que é possível para este momento. Se são suficientes, depende da evolução do Orçamento no futuro e depende sobretudo de a inflação quebrar ou não quebrar”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.