Opinião: Quanto vale uma ideia?

Posted by
Spread the love

Acredita que uma ideia possa mudar o mundo?
Sabemos que é difícil alterar tudo de uma só vez, mas o engenho e a ação humana conseguem mudar a forma como vivemos. Exemplos com Galileu, Newton, Marie Curie, Edison, Florence Nightingale, Martin Luther King, os nossos capitães de abril e tantos outros, mudaram a forma como enquanto sociedade olhamos o mundo e como agimos perante as desigualdades ou a educação. Acontece o mesmo na economia, e sendo Fernando Pessoa um humanista perdoará esta adaptação da sua famosa frase: o mercado quer, o homem sonha e a obra nasce. São muitas as empresas e as ideias que transformaram o nosso dia-a-dia: Gutenberg que tornou o livro (e o conhecimento) acessível; o telefone de Graham Bell permitiu as comunicações à distância; Henry Ford e o automóvel das massas; o transístor e a televisão, os computadores, os satélites ou a internet.
Definir o valor de uma ideia é bastante diferente de orçamentar um projeto. Fazer um orçamento é mais fácil: estimam-se as horas de trabalho, a experiência de quem trabalha, calcula-se o valor por hora, o custo do material e fazem-se as contas. Mas, se perguntar ao leitor quanto vale uma ideia, é quase certo que responderá “depende”. E eu concordo: quanto melhor for a ideia, mais deveria valer. Mas exatamente por elas serem matéria subjetiva, o seu valor está intrinsecamente ligado à capacidade de a executar e de trazer “à vida” novos conceitos, serviços ou produtos.
Existe um “espaço” importante entre uma ideia (imaginação) e a execução (concretização). É neste espaço que o apoio de incubadoras e estruturas de apoio como o Instituo Pedro Nunes, é fulcral para nortear as decisões. Mais do que ter uma ideia boa, é preciso discuti-la e entender a sua viabilidade. O programa é Ineo Start é o programa ideal para o fazer!
Este programa de aceleração destina-se a apoiar se a empreendedores/as, investigadores/as e empresas que queiram testar e validar uma ideia de negócio de base tecnológica, ou serviço avançado. O objetivo é que, no final do programa, quem participar tenha estruturado a sua ideia de negócio, alargado a sua rede de contactos e identificado oportunidades de financiamento. O Programa inclui workshops dinamizados por profissionais altamente qualificados, talks com empreendedores/as reconhecidos, networking com a comunidade IPN, mentoria com especialistas em negócio, tecnologia e financiamento.
Todas as semanas temos várias surpresas para as equipas e no final terão acesso 4.500€ para ajudar a lançar o seu negócio. O programa decorre durante 4 semanas, entre os dias 12 de abril e 5 de maio. Será uma edição totalmente presencial, sem custos de participação e que decorrerá nas instalações do IPN em Coimbra.
Esta é já a 12ª edição do Ineo Start, por onde já passaram mais de 900 participantes e 134 equipas como: LaserLeap, iHcare, Sentilant, doDOC, Loop, MedsimLab, TUU, inEye, EcoX, Spotlite, entre tantas outras que hoje já são nomes emblemáticos da comunidade IPN e em Portugal.
As inscrições terminam em breve, por isso desafie-se e tire essa ideia da gaveta:
www.start.ineo.pt

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.