Opinião: O que fizeste no verão passado?

Posted by
Spread the love

O Ensino Superior é, por excelência, para quem por ele opta (ou tem condições para optar), uma fase onde estão ao dispor 3 (ou 5 ) anos de experiências incríveis, na fase mais criativa das vidas: networking, estágios, partilha de conhecimento, seminários, conferências, feiras de emprego, recrutamento, “juniores empresas”, Erasmus ou outras mobilidades, contactos “para a vida”. O que cada um faz com esse tempo faz toda a diferença no momento de uma empresa escolher um candidato e, do lado dos estudantes, quando começam a elaborar o CV. Assim que recebemos os estudantes no 1.º ano, uma das mensagens que transmitimos é que o CV deve estar sempre pronto a ser enviado. Em cada momento, devem juntar-se oportunidades e aprendizagens para o CV ser o mais relevante e atrativo possível para as empresas.
Manter o mindset “eu sou freelancer” é fundamental para toda a vida. A era do “emprego para a vida” foi substituída pela “era da rotatividade permanente” o que só faz sentido para CVs e experiências profissionais que acompanhem essa filosofia de vida.
Mudar mentalidades, ativar consciências, promover desafios, criatividade e curiosidade, preparar os estudantes para a vida profissional ativa são algumas das missões do Ensino Superior. Não se ensina apenas o “saber-fazer” mas também o “saber ser” e saber gerar oportunidades, ser empreendedor não apenas para criar novos negócios: a sua carreira é o seu negócio… Então “o que fizeste no verão passado?” Estágio de Verão? Mobilidade Erasmus? Viagem? Cursos online (um novo idioma? Uma nova linguagem de programação?). Mesmo considerando apenas a oferta de Estágios de Verão para o Ensino Superior, ela é muito diversa, como, por exemplo, Deloitte, EDP, Instituto Pedro Nunes, Noesis, Siemens, Airbus, Tranquilidade, Brisa, Navigator, para além das oportunidades que as próprias Universidades e Politécnicos criam. A Talent Portugal tem uma área dedicada só a esse tema. Estes desafios permitem que um candidato a uma vaga se destaque de outros: se fez essa busca pelo conhecimento, então é a pessoa/talento que a empresa procura!
Cabe aos estudantes aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas mas também criar as suas próprias, desafiar as Escolas a dinamizarem novas iniciativas que possam ir ao encontro dos seus interesses. Trazer convidados, promover debates, criar um novo evento. A pergunta impõe-se: “Já fizeste isso este ano?” Ou estiveste no teu canto à espera e respondeste com uma desculpa sempre que te convidaram para algo, mesmo que só fosse preciso descer as escadas e abrir uma porta? Não há dúvida que, se saíste da tua zona de conforto, não voltaste igual; por outro lado, se “não abriste a porta” és o mesmo com o “peso” da tua desculpa. Se para um problema encontraste não uma mas várias soluções, então vão querer o teu talento em várias empresas!
O que vais fazer este verão? Não, não vale a pena perguntares ao ChatGPT que ele não sabe a resposta. Mas, se lhe perguntares: “Porquê investir num estágio de verão?”, ele terá todo o gosto em explicar… Vá! Abre a porta!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.