O futuro da produção de queijo da Serra da Estrela passa por capacitar pessoas para o setor e apoiar a sua fixação no território. Quem o diz é o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, cidade que recebeu no fim de semana a Festa do Queijo Serra da Estrela.
“Nós investimos conscientemente nesta atividade porque sabemos que ajudamos a economia local”, disse o autarca. “Queremos assumir a valorização deste produto de excelência que é o queijo. É necessário termos mais pastores e queijeiras”, acrescentou.
José Francisco Rolo aproveitou para dar um jovem exemplo: “Em Oliveira do Hospital, temos condições para que todos os pastores e queijeiras se fixem e façam crescer o seu negócio. Queremos mais pastores como o Edgar, de apenas 18 anos, que é o mais jovem pastor da região. Já tem 11 ovelhas, mas tenho a certeza que vai conseguir fazer crescer o seu negócio”.
Também o presidente da CIM da Região Coimbra esteve presente e reiterou a importância do interior e do queijo, ideia corroborada por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro Portugal.
“Este é um evento âncora da CIM-Região de Coimbra. O queijo da Serra da Estrela valoriza a zona Centro e a promoção destes produtos endógenos provam o valor de região e fixam pessoas cá”, salientou Emílio Torrão.
Por seu turno, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, disse que “não há melhor maneira de construir o futuro do nosso país se não com base nas tradições e nos nossos produtos endógenos”.