Judo: Portugal soma quatro medalhas na Taça da Europa de Juniores

Posted by

Miguel Galhardas/FPJ/EJU

Portugal conquistou quatro medalhas, por intermédio de Tais Pina (prata), Bernardo Tralhão Fernandes (bronze), Maria Colito (bronze) e Guilherme Silva (bronze), na Taça da Europa de Juniores de Judo–Coimbra 2023, competição que decorreu no fim de semana no Pavilhão Mário Mexia, em Coimbra.
Ao longo dos dois dias da prova, 360 atletas (148 na competição feminina e 212 no setor masculino), em representação de 22 países, competiram nos tatamis (tapetes) instalados em Coimbra.
No primeiro dia de prova, a comitiva lusa somou três medalhas, duas delas por atletas de clubes de Coimbra. Bernardo Tralhão Fernandes, atleta do ACM Coimbra, alcançou o bronze nos -66kg, com Maria Colito, judoca da Escola de Judo de Coimbra (EJC), a conseguir também o 3.º lugar na prova de +78kg.
Nos – 66kg, o judoca “da casa” estreou-se na segunda ronda, onde eliminou o austríaco Julian Woess, por acumulação de “shidos” (penalizações). Na eliminatória seguinte, contra o espanhol Lorien Garcia, voltou a demonstrar a sua superioridade e triunfou por “ippon”. Nos quartos-de-final, perante o italiano Valerio Accogli, cedeu por “ippon”, tendo regressado aos triunfos na repescagem, onde derrotou o cazaque Nursultan Zhubatkan por “ppon”.
O quarto triunfo, conseguido por “wazari” perante o italiano Manuel Parlati, garantiu a Bernardo Tralhão Fernandes um lugar no bloco de finais.
No seu último e derradeiro combate, onde contou com forte apoio das bancadas, dominou o italiano Alessio De Luca, pontuando “wazari” antes do “ippon”final.

Bronze para Maria Colito e prata para Taís Pina

Ainda no sábado, Maria Colito, da EJC, assegurou mais um bronze para Portugal. Numa categoria disputada por 12 atletas, Maria Colito (+78 kg) dominou a espanhola Zoe Moron nos quartos-de-final, pontuando “wazari” antes do ‘ippon”final. Falhou o acesso à final, cedendo frente a Christi-Pretorius, do Zimbabwe, por “ippon”. Na luta pelo pódio, contra a espanhola Alejandra Marin, Maria Colito começou em desvantagem por “wazari”, mas conseguiu inverter o marcador por “ippon”, alcançando a medalha de Bronze.
Taís Pina, atleta da Escola de Judo Nuno Delgado, deu a Portugal uma medalha de prata nos -70kg.
Depois de afastar a polaca Aleksandra Kowalewska, por “ippon”, a judoca lusa deixou pelo caminho, nos quartos de final, a espanhola Ana Hernandez, novamente com um “ippon”, conseguido aos 11 segundos de combate. Taís garantiu um lugar na final, ao derrotar a sueca Maya Ribeiro Novais no encontro seguinte, onde voltou a triunfar por “ippon”. Na luta pelo ouro, contra a checa Julie Zarybnicka, adiantou-se no marcador por “wazari”, mas não conseguiu evitar o “ippon” da adversária.
Ontem, Guilherme Silva (GR Gonçalvinhense), foi 3.º classificados nos -100kg tendo derrotado, no derradeiro combate, o espanhol Roman Cabello.
Com os resultados deste domingo, Portugal ficou na 11.ª posição a nível coletivo, com um total de quatro medalhas. A França, com três Medalhas de ouro, três de prata e oito de bronze foi a nação mais medalhada em Coimbra.
A Taça da Europa de Juniores–Coimbra 2023 integra o Circuito Europeu de Juniores. Portugal esteve representado com 88 Judocas (30 femininas e 58 masculinos), que foram acompanhados pelos treinadores nacionais do escalão, António Saraiva e Joana Ramos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.