João Galamba abre debate sobre renováveis

Spread the love

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, participa, hoje, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) num debate sobre energias renováveis offshore e economia do hidrogénio. O evento começa às 10H00, prolongando-se até às 12H00. De acordo com o programa, a sessão de encerramento conta com a secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.
A sessão de boas-vindas está a cargo do presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, seguindo-se a abertura do evento, com a intervenção de João Galamba. Por sua vez, o diretor geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, João Simão, apresenta a proposta preliminar das áreas especializadas para instalação de projetos de energias renováveis em alto mar.
Segue-se o painel “As Energias Renováveis Offshore e a Economia do Hidrogénio”, com João Conceição (REN), Nuno Santos (The Navigator Company), Pedro Amaral (APREN) e Filipe Murraças (Embaixada dos Países Baixos em Portugal). Após estas intervenções, realiza-se uma sessão de perguntas e respostas.

Um mar cheio de energia
A propósito de renováveis, a Figueira da Foz poderá vir a afirmar-se como um importante centro de produção de energia verde e de redução de emissões de CO2. O litoral deste concelho foi contemplado com a maior área do continente português para a produção de eletricidade através de parques eólicos em alto mar, que já conta com três candidatos ao lote lançado a concurso pelo Governo.
Estão ainda em curso candidaturas a apoios europeus para produção de energia verde, como hidrogénio e combustível para aviões. O litoral figueirense poderá ainda vir a produzir eletricidade amiga do ambiente através da energia das ondas e das marés. Tudo junto, ascende a vários milhares de milhões de euros em investimentos.

Navios e comboios
Na sua deslocação ao CAE, o ministro das Infraestruturas deverá abordar com Santana Lopes as ambicionadas obras no porto comercial.
Nomeadamente, aprofundamento da barra, do canal de navegação e da bacia de manobras. E ainda a melhoria dos transportes ferroviários.
João Galamba é neto de Galamba Marques, falecido em outubro de 2004, um influente munícipe figueirense em diversos setores sociais da Figueira da Foz. A ele se deve a construção do pavilhão do Ginásio Clube Figueirense, que ostenta o seu nome.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.