O Grupo Litocar e a Volvo selaram uma parceria e inauguraram as novas instalações da Volvo, situadas na Estrada de Eiras, em Coimbra, com uma cerimónia realizada na última quinta-feira. A cerimónia contou com a presença de João Cardoso, CEO da Litocar, de Susanne Hägglund, responsável da Volvo em Portugal, de José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra, e de várias dezenas de convidados.
A apresentação da parceria pretende continuar a dar corpo ao plano estratégico do Grupo Litocar, que pretende afirmar-se como um dos principais operadores no mercado automóvel em Portugal.
Como forma de dar continuidade à presença com mais de 63 anos da marca sueca na região, a Litocar renovou as instalações exclusivas para acolher um espaço Volvo altamente diferenciado, seguindo-se ainda em 2023 a renovação dos concessionários em Viseu e Leiria. A Volvo Lisboa, também do universo Litocar desde 2022, tem já em pleno funcionamento novas instalações, com uma localização premium, junto ao aeroporto.
Entidades satisfeitas com nova parceria
“O dia de hoje (passada quinta-feira), mais do que uma simples cerimónia de inauguração formal do novo espaço Volvo de Coimbra, reveste-se para nós de um significado muito importante porque terminamos a fase de integração plena das operações Volvo, adquiridas no ano passado, na estrutura do nosso grupo”, referiu João Cardoso, CEO da Litocar.
Susane Hägglund mostrou-se satisfeita com a qualidade das instalações, dizendo que “são importantes para receber os clientes como eles merecem e oferecer uma experiência premium nesta região”.
José Manuel Silva aproveitou a sua intervenção para dizer que “o município de Coimbra está com a atividade económica e com os empresários, porque são eles que fortalecem as regiões”. “Prevejo um grande êxito com esta parceria”, disse o autarca.
Desafios para o futuro
Durante a cerimónia, o CEO da Litocar destacou dois aspetos da empresa relevantes para a marca Litocar: um fortíssimo crescimento, nos últimos anos, no mercado de Lisboa, de longe o mais importante do País, e uma queda muito acentuada nos mercados da região Centro: Coimbra, Leiria e Viseu, nos últimos cinco anos, da ordem dos 50%.
De acordo com João Cardoso, perante tal cenário, a estratégia a seguir passava por “continuar o bom trabalho, pela nossa equipa de Lisboa, o desafio era sermos a primeira concessão do país da rede Volvo, em 2022, o que foi plenamente conseguido”.
Por outro lado, era preciso “apostar fortemente no desenvolvimento das atividades na região Centro, num cenário algo difícil, porque nos últimos anos a região perdeu importância comercial” face a Lisboa e ao Porto.
Segundo João Cardoso, para atingir este objetivo “era necessário, escolher a equipa certa (processo ainda em curso) e reformular a estrutura física das concessões a esta nossa realidade e aos novos desafios da marca”.
“É este o caminho que iniciamos hoje, e que iremos prosseguir com as novas instalações de Viseu e Leiria”, acrescentou.
Foco na sustentabilidade
Para a Litocar, a sustentabilidade é, aliás, desde há muito, um eixo estratégico, e o grupo pretende atingir a neutralidade carbónica já em 2025.
“Partilhamos com a Volvo as preocupações com a sustentabilidade, como única forma de desenvolvimento futuro de pessoas e organizações”, disse João Cardoso.