Futebol: Miguel Carvalho orientou treino e sucessor de Zé Nando conhecido esta semana

Posted by
Spread the love

Arquivo/Foto de Pedro Ramos

Encerrada a ligação com Zé Nando, que durou cerca de quatro meses e terminou com 16 pontos somados em 13 jornadas (quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas), a Académica já procura novo treinador para o que resta da temporada.
Depois de ter sido terminada a ligação ao treinador portuense de 54 anos, que esta época começou como diretor desportivo, mas que assumiu as funções de treinador principal a 1 de novembro após a saída de Miguel Valença, os estudantes iniciaram ontem à tarde a preparação para o duelo frente ao O. Hospital, na 21.ª jornada da série B da Liga 3 (domingo, 15H30, no Estádio Cidade de Coimbra).
A orientar a sessão que decorreu ontem à tarde na Academia Briosa XXI esteve Miguel Carvalho. O antigo treinador da equipa sub-23 e atual coordenador da formação da Académica é a solução encontrada para preparar a equipa antes da chegada do sucessor de Zé Nando.

Ligação à casa

Miguel Carvalho, de 51 anos, tem vários anos ligação às equipas de formação dos estudantes, tendo ainda orientado, também na formação, equipas da Naval 1893 e do Tocha. O treinador natural de Caixeira, localidade do município de Montemor-o-Velho, volta a liderar a equipa sénior num período de transição entre treinadores (já tinha acontecido em 2019, após da saída de César Peixoto e antes da chegada de João Carlos Pereira).

Sucessor a ser analisado

Neste momento, a direção liderada por Miguel Ribeiro, está a considerar vários nomes que podem assumir o comando técnico. O objetivo é claro: assegurar o mais rápido possível a manutenção na Liga 3.
De acordo com as informações recolhidas pelo nosso jornal, a expetativa da direção da Briosa é que o sucessor de Zé Nando seja apresentado antes do duelo de domingo frente ao O. Hospital.
Tiago Margarido, técnico de 34 anos que recentemente deixou o Varzim, Micael Sequeira, treinador de 49 anos que liderou o V. Setúbal até meio de dezembro são opções “livres”, tal como Tiago Moutinho, de 42 anos, ex-Sanjoanense, ou Nuno Manta Santos, treinador de 44 anos que já trabalhou na 1.ª Liga e que no início da época abandonou o Torreense.
Entre as opções com maior experiência na 2.ª Liga, também sem clube, estão Vasco Faísca ou Pedro Miguel. O antigo jogador da Briosa, de 42 anos, liderou o Farense até ao final de janeiro, enquanto Pedro Miguel, de 55 anos, está sem clube desde maio, altura deixou o Varzim (desceu à Liga 3).
Neste momento também há a possibilidade do novo técnico ser oficializado antes do embate com o O. Hospital, mas ser Miguel Carvalho a assumir a liderança no domingo, com o novo treinador a fazer a estreia na derradeira jornada da 1.ª fase (22.ª), ronda em que a Briosa se desloca ao reduto do Real SC (jogo a 11 de março).
Quem chegar terá uma missão exigente. A duas rondas do término da 1.ª fase, a Académica está no 10.º e antepenúltimo lugar, com 19 pontos. Olhando para a classificação, o máximo que os estudantes podem almejar passa por alcançar o 7.º lugar, posição que neste momento é ocupada pelo O. Hospital (23 pontos).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.