O Rotary Club da Figueira da Foz (RCFF) e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra assinaram um protocolo destinado a proporcionar descanso, ao fim de semana, aos cuidadores informais do concelho da Figueira da Foz. A Verallia foi a primeira empresa a aderir a esta parceria.
No âmbito do projeto Cuida(do)R – “Cuidar do CuidadoR”, os cuidadores informais passam a ter direito a descanso, entre sábado de manhã e o final da tarde de domingo. Durante este período, os familiares de quem cuidam são acolhidos num espaço da APPACDM no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro-Rovisco Pais, na Tocha, com serviço assegurado por monitores.
O transporte fica por conta dos cuidadores, que também pagam 10 por cento dos 270 euros da estadia. Os interessados neste serviço devem contactar o RCFF. “Em função dos rendimentos, o pagamento pode ser faseado”, ressalvou a presidente da direção do clube de serviço, Sílvia Ataíde. A diferença de valores é financiada por patrocinadores e por donativos.
Vinho com arte inclusiva
O RCFF dedica este ano rotário à inclusão. Neste âmbito, tem em curso a iniciativa solidária “Vinho rotário com arte inclusiva”, destinado a apoiar instituições de solidariedade social Trata-se da venda de garrafas de vinho com rótulos cujos desenhos são da autoria de crianças com deficiência mental.
Este ano, as receitas obtidas revertem para a associação Servir Outra Gente com Amor, que apoia crianças da Ilha de Soga, do Arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, a Associação Portuguesa de Deficientes e projetos da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto.