Estudantes homenagearam Cesário Silva

Posted by
Spread the love

 

Várias dezenas de estudantes juntaram-se no Departamento de Engenharia Informática para recordar Cesário Silva que faleceu, vítima de acidente de viação, há cerca de um ano (12 de Março de 2022).
A homenagem ao antigo presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC) foi promovida pelo Núcleo de Estudantes de Informática (NEI) da AAC, a que Cesário Silva também presidiu.
O NEI organizou e ofereceu um lanche convívio a toda a comunidade académica, que foi animado pela banda “Super Mário Bros”.
Antes das atuações e do convívio entre estudantes, o NEI recordou novamente a memória do antigo estudante de Engenharia Informática inaugurando, pela segunda vez, a sala Cesário Silva, onde o NEI realiza, habitualmente, os seus trabalhos.
“A presença do Cesário marcou-nos de múltiplas maneiras e marcou particularmente a história do nosso núcleo. Servimo-nos desta, ainda dolorosa, data para homenagear a sua amabilidade, solidariedade, empatia pelo próximo e, também, pelas memórias que com ele partilhamos”, referiu Ricardo Sacadura, presidente do NEI.
Também presente na cerimónia esteve Edmundo Monteiro, diretor do Departamento de Engenharia Mecânica, que aproveitou o momento para recordar carinhosamente Cesário Silva. “Uma pessoa cheia de energia e de qualidades que marcaram a passagem dele pelo departamento, pela Universidade de Coimbra e pela Academia”, disse. A melhor maneira de o homenagear é continuar as lutas dele”, acrescentou.
A encerrar a sessão, o NEI convidou Mariana Silva, a irmã do Cesário, que de uma forma emocionada agradeceu ao NEI por esta homenagem, dizendo: “O Cesário estará sempre em todos nós. Em mim, no NEI e neste departamento”.
Os lucros da festa serão entregues pelo NEI a uma instituição de solidariedade social à escolha da família de Cesário Silva.

Título de associado honorário da AAC
João Caseiro, presidente da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), exprimiu na Assembleia Magna da passada quarta-feira a vontade de dar o título de associado honorário da AAC a Cesário Silva. A homenagem vai acontecer no Dia Nacional do Estudante (24 de Março), numa Assembleia Magna Extraordinária, a realizar no Auditório Central do Polo II, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da UC, com ponto único na ordem de trabalhos: a distinção do antigo presidente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.