Coimbra: Lar de idosos do CEBES de Brasfemes em contagem decrescente

DB/Foto de Miguel Almeida

A assinatura do contrato para construção de uma estrutura residencial para pessoas idosas do Centro de Bem Estar Social (CEBES) de Brasfemes decorreu ontem na sede da instituição.
A obra, entregue à empresa Certificoimbra, vai custar 1,396 mil euros (a que se somam taxas) e estará pronta nos próximos 18 meses, talvez até antes, explicou ao DIÁRIO AS BEIRAS, Paulo Tenreiro, presidente da direção do CEBES.
Segundo o dirigente, a nova estrutura vai ser edificada na rua dos Reis Magos, na freguesia a norte de Coimbra, terá capacidade para 32 utentes e funcionará “num trabalho articulado com o CEBES”.
Financiada em 870 mil euros pelo programa Pares 3.0, o restante financiamento da obra provém de empréstimo bancário e fundos próprios da instituição de solidariedade social, precisou Paulo Tenreiro. “A partir de hoje [ontem], passam a contar 18 meses para a entrega da obra”, reiterou o dirigente, lembrando que este era um “projeto com muitos anos dentro do CEBES”. “A direção tomou posse em 13 de julho de 2020 e deu sequência à obra”, esclareceu. Entretanto, prosseguiu o presidente, o projeto foi adequado “para atingir eficiência energética e redução de custos de construção”.
A nova valência ainda não tem lista de inscrições a funcionar, mas o “quadro de profissionais está já identificado”, revelou Paulo Tenreiro, adiantando ainda que o CEBES vai solicitar à Câmara de Coimbra apoio financeiro para a construção.
Obra ansiada e atrasada
A futura estrutura residencial para pessoas idosas é uma “obra com muitos anos de atraso e ansiada”, destacou ao DIÁRIO AS BEIRAS João Paulo Marques, presidente da Junta de Freguesia de Brasfemes, que reconheceu a “sua importância em termos de empregabilidade e para a economia local”.
Trata-se, continuou, de uma estrutura “importante para a freguesia, região e país”, mas que “representa também o crescimento do CEBES, libertando espaço para o funcionamento de uma futura creche”.
A terminar, João Paulo Marques reiterou a importância económica e social do equipamento para a freguesia, que tem cerca de dois mil habitantes”.
| José Armando Torres

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.