Coimbra: Cortejo da Queima “foge” da praça da República

DR

Este ano o cortejo da Queima das Fitas não vai dar a habitual volta à praça da República. As obras do MetroBus na avenida Sá da Bandeira obrigam a esta mudança no trajeto habitual do cortejo de carros alegóricos.
Questionada pelo DIÁRIO AS BEIRAS, a Câmara Municipal de Coimbra esclareceu que, nesta edição do desfile, os carros alegóricos, depois de descerem a rua Alexandre Herculano, “não irão contornar a Praça da República, mas viram diretamente à esquerda em direção ao Teatro Académico Gil Vicente”.

Obras do MetroBus na avenida Sá da Bandeira

Como as obras na avenida Sá da Bandeira serão do lado descendente do trânsito automóvel, este ano o cortejo dos carros alegóricos vão ter que descer a avenida pelo atual sentido ascendente do trânsito.
O executivo municipal esclareceu também que a rua Olímpio Nicolau Fernandes “à data” do cortejo “não estará sujeito a qualquer condicionamento” de trânsito.

Coração da Baixa sem cortejo

O cortejo volta a fugir ao coração da Baixa de Coimbra nesta edição de 2023. O coordenador-geral da Queima das Fitas 2023, Carlos Missel, adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS, o cortejo voltará a não passar pela praça 8 de Maio e pelas ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges.
“Nesta edição do cortejo, os carros alegóricos vão voltar a passar pela rua da Sofia. Tal como no ano passado, viram junto ao Tribunal de Coimbra para a avenida Fernão de Magalhães”, esclareceu.
Já no ano passado o cortejo sofreu esta alteração no seu percurso, não passando pelo coração da Baixa da cidade de Coimbra, deixando de cumprir o percurso desde a praça 8 de maio até ao largo da Portagem.
O coordenador-geral desta edição da Queima das Fitas de Coimbra assumiu que a organização da festa académica não tinha outra hipótese que não modificar o percurso.
“Nós tivemos que nos ajustar às condições. As obras que a cidade tem são um grande flagelo e que prejudicam todos os seus habitantes. Havendo obras na avenida Sá da Bandeira no lado descendente do trânsito só tínhamos esta solução. Ou era assim ou não conseguíamos realizar o cortejo”, vincou.
O cortejo dos carros alegóricos da Queima das Fitas 2023 mudou também de dia, decorrendo este ano na terça-feira, dia 23 de maio, ao invés de domingo, como tem sido costume. O motivo prende-se com o concerto dos Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.