Ciclismo: Penacova acolheu arranque da Taça de Portugal de XCM

Foto de FPC UVT

O concelho de Penacova recebeu, este domingo, a primeira das cinco provas pontuáveis que compõem a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM).
A Rota da Lampreia, com partida e chegada no Parque Verde António Marques, consagrou dois atletas “batidos” do pelotão nacional.
O antigo campeão europeu de XCM, Tiago Ferreira (DMT Racing Team), foi o mais rápido a percorrer os 94 km do percurso destinado à elite mascolina, terminando em 3h45m59s. Guilherme Mota (Guilhabreu BTT) foi 2.º classificado, a 3m05s, seguindo-se Filipe Francisco (DMT Racing Team), a 10m36s, a fechar o pódio na 3.ª posição.
Fora do pódio por menos de quatro segundos ficou Bruno Sancho (Korpo Activo / Penacova), que não conseguiu fazer a festa em casa.
Também da equipa da casa ficaram ainda dois ciclistas no top-10: Martinho Saragoça (9.º, a11m08s) e Ismael Graça (10.º, a 11m45s).
Ouro e prata no feminino
As atletas da categoria elite feminina tiveram pela frente um percurso de 73 quilómetros.
Melissa Maia, regressada esta temporada à equipa Korpo Activo/Penacova, destacou-se ligeiramente em relação às adversárias, completando a sua prova em 3h43m12s.
E pode dizer-se que desde cedo se percebeu que a vitória iria ficar “em casa”, já que na 2.ª posição terminou Maaris Meier, também atleta do Korpo Activo/Penacova, que cortou a meta a 2m43s da sua companheira de equipa Melissa Maia.
A fechar o pódio na terceira posição esteve Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis), outro “tubarão” do pelotão nacional, que cortou a meta com mais 9m08s do que a vencedora.
Numa prova em que apenas terminaram 11 atletas, destaque ainda para o 7.º lugar de Ilda Pereira, também do Korpo Activo / Penacova, a 18m56s da vencedora e do 10.º lugar de Pauline Vie (a 37m23s).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.