Canoagem: Mondego acolhe maior prova de fundo de sempre

Spread the love

Foto de Hugo Lyckfeldt

Depois do Nacional de Fundo, em Mirandela, a caravana da canoagem nacional ruma, sábado e domingo, a Coimbra, para a Taça de Portugal de Tripulações de Fundo.
Evento é uma organização do Clube Fluvial de Coimbra com apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Federação Portuguesa de Canoagem e vai ter “quartel-general” instalado na Praça da Canção.
“É uma das provas mais representativas” do calendário nacional e “vai decorrer, pela primeira vez em Coimbra”, refere, ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente do Clube Fluvial de Coimbra.
Sérgio Bento admite que é “uma grande responsabilidade, dado o numero de clubes e atletas envolvidos”, mas nem por isso algo que assuste a organização.
“Organizamos todos os anos um regional e era um grande objetivo receber um nacional”, admite o responsável.
Não será, de resto, o maior evento de sempre na canoagem realizado em Coimbra, mas, nesta especialidade, é-o seguramente. “Já organizamos um campeonato da Europa de kayak polo, em 2019, mas, tirando esse, esta é a maior organização de sempre”, continua o responsável.

Cidade envolvida na organização

Para o dirigente do Clube Fluvial de Coimbra, “a cidade está muito envolvida” nesta organização. “A Câmara de Coimbra está a organizar a prova em conjunto connosco e sem a autarquia era impossível fazer este evento, que vai ser muito bom para a cidade, do ponto de vista da hotelaria e da restauração, mas também para desenvolver a modalidade”, acrescenta Sérgio Bento.
Este sábado e domingo vão estar em Coimbra “os maiores atletas nacionais, o que é muito bom e pode trazer mais gente para a modalidade”.
O Fluvial de Coimbra “tem uma equipa com diversos títulos na disciplina de kayak polo”, mas “não conseguiu ainda atingir esse nível na canoagem de fundo”. “Espero que este seja um passo importante para ter mais atletas no clube”, afirma o dirigente.
Fim de semana
animado à beira rio
A competição arranca às 10H00 de sábado e entrega dos prémios deve acontecer às 17H30 de domingo.
O evento tem provas com percursos de 2000, 3000 e 5000 metros, que se desenrolam desde a partida, na zona da Praça da Canção, até cerca de 1000 metros a montante.
Em 2022 este evento disputou-se em Melres – Gondomar, e o Clube Fluvial de Coimbra foi o 5.º melhor a nível nacional nos escalões veteranos, mas apenas 27.º na pontuação coletiva geral, entre 33 conjuntos participantes, e que foi dominada pelo Clube Náutico de Ponte de Lima.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.