Para assinalar os 10 anos da Piscina Municipal de Arganil, os utilizadores podem, até ao próximo sábado (18 de março), usufruir de uma entrada gratuita na natação livre, havendo ainda, ao longo do dia de hoje, bolo de aniversário, cujo corte simbólico está marcado para as 10H30.
“Assinalar os 10 anos da piscina é recordar um marco”, já que “na altura, éramos um dos dois concelhos do distrito que não dispúnhamos deste tipo de infraestruturas e não só passámos a dispor como conseguimos, ao longo destes 10 anos, fazer da piscina um marco de referência local, regional, mas também nacional”, afirmou Luís Almeida, vereador do Desporto do Município de Arganil. que aproveitou o momento para convidar “a comunidade e, em particular, os nossos utentes para celebrarem connosco o aniversário da piscina”.
Referiu ainda que estes 10 anos se devem ao “excelente trabalho” de toda a equipa da piscina “em prol da comunidade, da promoção da saúde e do bem-estar”.
Serviço às escolas
Luís Almeida lembrou que este espaço serve também a comunidade escolar, já que “de forma gratuita, transportamos os alunos do Agrupamento de Escolas e da Casa da Criança da Fundação Bissaya Barreto para a piscina, promovendo esse saudável hábito do ensino da natação”, declarou.
Fazendo um balanço positivo destes 10 anos de atividade, o vereador da autarquia arganilense recordou que “começámos, na primeira época desportiva, com o 1.º Festival de Natação de Arganil, onde pudemos constatar as habilidades dos nossos alunos. No ano seguinte, foi criada a equipa de competição que começou a participar nos Torneios de Natação Professor Afonso Saldanha. Depois, os bons resultados permitiram a entrada no Circuito Municipal de Escolas de Natação, logo na época seguinte”.
A Federação Portuguesa de Natação, no âmbito do programa “Portugal a Nadar”, distinguiu a Escola Municipal de Atividades Aquáticas de Arganil com o galardão “Qualidade de Excelência”.
Festival certificado
“Fomos a primeira Escola de Natação nacional a ter um festival de natação com a certificação de “Qualidade” atribuída pela Federação”, lembra o vereador. Após ter encerrado por causa da covid, a piscina foi “das primeiras infraestruturas do país a obter a certificação “Portugal a Nadar Seguro” e foi das primeiras a reabrir portas”, acrescentou.
Paulo Soares, técnico superior do desporto da Câmara de Arganil deu ainda a conhecer as atividades desenvolvidas na piscina. O coordenador da mesma, explicou que “a Escola Municipal de Natação começa aos seis meses de idade, com natação para bebés”, revelou que “a partir daí, depois dos três anos, começa a evolução por competências e as crianças passam para a adaptação ao meio aquático 1 e 2”.
“Também temos a população sénior nas aulas de hidrosénior e de aquagym”, comunicou. Ainda “na piscina de 25 metros, que tem oito pistas, temos o pré-aperfeiçoamento e o aperfeiçoamento das técnicas de nado 1 e 2, a equipa de competição e a natação para adultos, numa vertente de adaptação ao meio aquático e, depois, temos natação para adultos de aperfeiçoamento das técnicas de nado e a hidroginástica”, disse.