O Concurso Nacional de Leitura, que conta este ano já com a 16.ª edição, destina-se aos alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. É uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e outras entidades e tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.
Todas as Escolas do AEZUFF inscreveram-se no Concurso, contando com um total de 173 Alun@s participantes na primeira fase, a Fase de Escola. Destes discentes, foram apurados para a fase seguinte, a Fase Municipal, denominada Concurso Concelhio de Leitura, 20 alunos do 1.º ciclo dos cinco estabelecimentos de ensino do Agrupamento (EB de Abadias, EB de S. Julião/Tavarede, EB da Gala, EB Rui Martins e EB do Viso); 12 alunos do 2.º ciclo e 3 do 3.º ciclo da EB João de Barros.
As provas do Concurso Concelhio de Leitura realizaram-se na Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, nos dias 3 e 6 de março.
Da fase escrita, em que concorreram com @s Alun@s das outras escolas do concelho, apuraram-se para a fase de leitura expressiva e argumentação os seguintes discentes: Nair Azenha (1.º), Rodrigo Borges (3.º) e Manuella Sampaio (84.º), alunos do 4.º C da EB S. Julião/Tavarede; Maria Carolina Curado (1.º), André Mendes e Alice Ascensão (4.º), do 2.º ciclo, e Tomás Gomes (3.º) e Bárbara Neto, do 3.º ciclo da EB João de Barros.
Apuraram-se para a fase Intermunicipal da Região de Coimbra, a realizar em Mira, @s Alun@s classificados em 1.º, 2.º e 3.º lugar. Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa.