Trio Mockunas, Mikalkėnas e Berre no Salão Brazil

Spread the love

DR

O conceituado trio jazz norueguês/dinamarquês e lituano constituído por Mockunas, Mikalkenas e Berr atua amanhã, às 22H00, no Salão Brazil em Coimbra.
A aposta dos três músicos vai para um reportório original, dentro de um registo de vanguarda com influência clássica.
A banda de jazz conta com Liudas Mockunas no saxofone, Håkon Berr na bateria e Arnas Mikalkenas no piano e acordeão.

O trio

Foi em 2014 que Liudas Mockunas reuniu o novo trio que liga a cena do jazz norueguês e lituano a um registo pós-moderno.
Mockunas tem sido durante muitos anos um dos mais importantes músicos de vanguarda da região báltica e conta com uma vasta gama de colaborações em toda a Europa.
Já Arnas Mikalkenas é um dos mais promissores improvisadores das gerações mais jovens de músicos da Lituânia.
O último membro, Håkon Berre, é o baterista norueguês que tem residido na Dinamarca durante os últimos 20 anos e trabalhou com Mockunas em vários projetos, tais como o trio Angel e com o trio de jazz livre Peter Friis Nielsen Kalas.

Ponto de viragem

Em Outubro de 2014, a banda teve uma digressão de duas semanas com concertos na Lituânia, Estónia, Noruega e República Checa, que incluiu um concerto no Vilnius Jazz Festival, gravado digitalmente pela rádio estatal lituana. Da gravação resultou um CD “Plunged” que foi lançado na Barefoot Records em Março de 2017.
Desde então, as suas atividades expandiram-se por toda a Europa e Japão, com atuações no Festival das Nações Centenárias em Bucareste, Festival de Jazz de Copenhaga, Mama Jazz Festival em Vilnius, Montmusic Festival em Barcelona, Yokohama Nandema Intermusica Festa em Yokohama e o Festival da Primavera de Kiev, na Ucrânia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.