Santana Lopes admite criar sistema de transportes à margem da CIM-RC

Posted by
Spread the love

FOTO PEDRO AGOSTINHO CRUZ

O presidente da Câmara da Figueira da Foz admite criar uma rede de transportes coletivos de passageiros à margem da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC). Esta possibilidade é motivada pela demora do arranque do sistema intermunicipal.
“[Neste assunto] é um bocado assim: nem o pai chega nem a gente almoça. [O concurso] fica deserto, agora vai outro, depois mudam-se as regras, o caderno de encargos… E o tempo passa”, disse Santana Lopes, esta semana, no final da reunião de câmara, aos jornalistas.
O autarca ressalvou que a autarquia figueirense está solidária com a solução proposta pela CIM-RC. Contudo, ressalvou: “Temos de ir avançando por nós”. E acrescentou que já está a tratar do assunto. Deste e outros “processos e projetos que estão em andamento”, no prazo de um ano, frisou, referindo-se à “[grande] quantidade de trabalho que está em curso neste momento” no Município da Figueira da Foz.
De volta aos transportes coletivos de passageiros, Santana Lopes defendeu, ainda, que o sistema que está a funcionar no concelho “tem de ser modernizado, servir melhor as pessoas”. É que, indicou, “há percursos que não se justifica não terem transporte público para outros lados da cidade, para zonas comerciais, rua da República e, até, entre escolas”.
Santana Lopes considerou que “os percursos dos autocarros [do concelho] não servem”. E no que toca aos horários, advogou que “tem de haver uma mudança profundíssima”.

Pouca procura no TFP
“É cada vez mais premente termos uma rede que sirva todas as partes do concelho”, defendeu ainda Santana Lopes. Por sua vez, o balanço do Transporte Flexível a Pedido (TFP) aplicado pela CIM-RC, anotou Santana Lopes na reunião de câmara, “não é animador”. Este serviço é solicitado pelos munícipes, até às 15H00 do dia anterior, através de telefone.
Nos últimos seis meses, o serviço foi procurado por 38 pessoas e por outras 310 desde que foi criado, em 2021. “Descobrir as causas é outra questão, [que exige] outro tipo de inquérito que teremos de fazer”, defendeu Santana Lopes.
Entretanto, a autarquia está a divulgar esta oferta, disponível em cinco freguesias do concelho, que funciona à terça-feira e à quinta-feira.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.