Requalificação do centro histórico de Oliveira do Hospital entra na última fase

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A última fase das obras de requalificação do centro histórico de Oliveira do Hospital, cujo investimento ultrapassa 1,2 milhões de euros, já está no terreno, revelou hoje a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Em comunicado enviado à agência Lusa, esta autarquia indicou que já estão a decorrer as obras no Lote A da empreitada de requalificação do centro histórico de Oliveira do Hospital, “considerado como o lote mais desafiante de toda a intervenção”.

“Trata-se da última fase da obra para reabilitar, revitalizar e vivificar o outrora coração habitacional da cidade, através das intervenções que visam reforçar a centralidade da zona, melhorando a sua articulação com a envolvente e qualificar a globalidade do espaço público”, informou.

A complexidade da empreitada de requalificação do centro histórico de Oliveira do Hospital obrigou à sua divisão e adjudicação em quatro lotes, tratando-se de um investimento que, na sua totalidade, ronda os três milhões de euros, contando com uma comparticipação de 1,7 milhões de euros através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

De acordo com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, as obras nos lotes B, C e D já estão concluídas, decorrendo nos próximos meses a intervenção no derradeiro lote (lote A).

Estas obras terão “inevitavelmente algumas implicações na circulação automóvel e estacionamento”, com os constrangimentos a serem realizados de forma faseada, “para minimizar o transtorno na circulação e na vida quotidiana dos cidadãos e utilizadores”.

O empreendimento “compreenderá algumas alterações na estrutura da praça do largo Conselheiro Cabral Metello, como a disposição dos elementos naturais, o que obrigará à retirada de algumas árvores no espaço intervencionado, que serão substituídas com a plantação de novas espécies arbóreas”, indicou.

Segundo a autarquia, as intervenções necessárias serão executadas “sempre com o objetivo de que o largo Conselheiro Cabral Metello se transforme numa praça que possa ser desfrutada pelos cidadãos, servindo de palco para a realização de eventos e outras atividades”.

“Sabemos que é uma intervenção arrojada que puxa pela nossa capacidade de gestão do espaço público. Queremos revitalizar esta zona do ponto de vista humano, económico e residencial”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.