Rancho Infantil e Juvenil de Coja reforça programação do ano

Posted by

Criar “uma programação de acordo com os interesses de cada membro da associação e dos valores do Rancho Infantil e Juvenil de Coja (R.I.J.C.) – atualizados com o tempo em que vivemos” – é o que se propõe fazer, no decorrer deste ano, a nova direção da coletividade, presidida por Nélia Calvinho.
Agora com uma dinâmica renovada através do grupo de dança Coj’Animar, a dirigente disse que se pretende “experimentar novos formatos para habitar e dar vida a este espaço (sede do rancho) ”. Nélia Calvinho, que substituiu a anterior presidente da direção, Maria José Silva, deu a conhecer que “estamos interessados em fortalecer a União de Freguesias de Coja e Barril de Alva”, aumentando “a rede associativa para chegar a mais públicos e criar a rotina e o hábito de se assistir e participar nos projetos propostos pelo R.I.J.C.”.

Relação cultural, artística e formadora
“Apostando no potencial do território, convidaremos outras estruturas, associações, artistas, formadores e investigadores – cujos perfis e trabalhos realcem a ideia de se criar fôlego – para, juntos, desenvolvermos uma relação cultural, artística e formadora, entre os saberes e fazeres da aldeia”, revelou aquando da apresentação do plano de atividades para 2023.
A aposta é “no impacto sociocultural do encontro, do contato direto e do diálogo inclusivo e coeso no respeito pela diferença das várias comunidades e faixas etárias existentes no concelho de Arganil”, sublinhou a presidente da coletividade.
Alertando que, para concretizar esta proposta, “contamos com os apoios das redes locais e do município”, a nova dirigente do Rancho Infantil e Juvenil de Coja garantiu investimento “na procura e angariação de donativos e incentivos de outras instituições e programas de apoio a projetos como este”.
O café-teatro e outros eventos serão um complemento de sustentabilidade financeira do R.I.J.C., mas também para preservar a identidade e a história, seja através de novas atividades, seja pela continuação de alguns eventos, como a Festa da Papa Laberça (agendada para 16 de setembro) e o Jantar da Castanha (11 de novembro).

Promover concertos durante o ano
Refira-se que, para além de participar noutros eventos da União de Freguesias e do concelho, o grupo pretende promover, mensalmente, bailes dançantes e concertos, bem como, trimestralmente, espetáculos e performances.
Lembrando que o Grupo Coj’Animar está disponível para participar noutras iniciativas, a nova presidente do R.I.J.C. aproveitou para agradecer “aos pais e a todas as meninas que compõem o grupo”.
Presente também na comemoração deste aniversário da coletividade, João Tavares apelou aos pais “para incentivarem os vossos filhos a virem”, uma vez que “é sempre bom ver aqui muita gente”, alegou. Ressalvando que “o trabalho que aqui se realiza é um trabalho de todos”, o presidente da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva, congratulou-se por o rancho “levar longe o nome da freguesia e do concelho”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.