Penela: Escuteiros treinam equipas de apoio à proteção civil

Posted by

DR

Os escuteiros do Núcleo Mondego Sul da Região de Coimbra, do Corpo Nacional de Escutas, realizaram um simulacro de atuação na área da proteção civil, que incluiu uma operação de busca e salvamento de pessoas em Penela.
O objetivo do simulacro, realizado recentemente em coordenação com os Bombeiros Voluntários de Penela e a Proteção Civil do Município, foi treinar e atualizar, e se possível melhorar, a resposta e os procedimentos das Equipas de Apoio à Retaguarda dos agrupamentos de escuteiros, que são acionadas para atuar em situações de emergência e de catástrofe.
Pretendeu-se, de igual modo, testar a articulação destas Equipas de Apoio à Retaguarda dos agrupamentos de escuteiros com outras entidades e com a Proteção Civil, sob cujo comando costumam atuar, referiu Célio Freitas, do Gabinete de Comunicação do Núcleo Mondego Sul, ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Buscas na zona do Espinheiro

O simulacro, denominado “Missão Possível 1” e desenvolvido pelo Departamento de Proteção Civil do Núcleo Mondego Sul da Região de Coimbra, iniciou-se com o “alerta” dado pelo Agrupamento 1327 Penela, que indicava que, durante uma atividade, se tinha “perdido” um grupo de escuteiros.

Meia centena de elementos nas buscas

Após a mobilização para o local, foi montada toda a logística, com preparação da alimentação, e a instalação do Posto de Comando junto ao Espinheiro, onde se “perdeu” o grupo de escuteiros. Foi também solicitada a ativação das Equipas de Apoio à Retaguarda dos vários agrupamentos do Núcleo Mondego Sul.
A partir desse local foram realizadas as operações de busca e salvamento, com a participação de cerca de 50 elementos apeados das Equipas de Apoio à Retaguarda e os binómios (homem- -cão) da Associação Portuguesa de Mantrailing e Canicross.
As buscas decorreram sob coordenação do Departamento de Proteção Civil do Núcleo Mondego Sul, do coordenador de Proteção Civil do Município de Penela e do 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Penela.
A “Missão Possível 1” foi concluída após o “resgate”, com sucesso, dos escuteiros “perdidos”.
A ação terminou com um almoço partilhado e respetiva avaliação do simulacro pelos participantes e entidades externas ao Corpo Nacional de Escutas.
Para a realização desta atividade, o Núcelo Mondego Sul contou com o apoio do Departamento Nacional de Proteção Civil do CNE – Corpo, que deslocou para o local uma viatura de Comunicações e Comando. A Câmara de Penela cedeu o pavilhão desportivo e esteve presente o coordenador de Proteção Civil do Município, com a presença dos Bombeiros Voluntários de Penela e com a participação dos binómios da Associação Portuguesa de Mantrailing e Canicross.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.