Opinião: Coimbra está uma cidade mais limpa?

Posted by
Spread the love

Não
Na verdade, pelo menos é essa a percepção dos munícipes. São múltiplas as queixas quando falamos com os cidadãos. Se há mudanças, a maioria dos conimbricenses não dão por elas.
O serviço de limpeza no concelho não é competência exclusiva da Câmara. Por falta de capacidade de resposta ou por opção política do município, também empresas privadas, as juntas de freguesias e instituições diversas, através de protocolos, têm assegurado esta função.
Durante anos, os municípios estiveram impedidos de contratar pessoal. Há alguns anos verificava-se, por vezes, que a recolha do lixo era efectuada por apenas um trabalhador que, sozinho, com enorme esforço físico, retirava os contentores, os deslocava, os despejava e os recolocava. Denunciámos essa situação desumana em reuniões de Câmara.
Há no concelho zonas de maior e menor satisfação face ao serviço prestado. A avaliação deste serviço é ainda influenciada pela percepção dos moradores quanto ao abandono da sua rua, bairro ou freguesia pelo próprio poder municipal. Nos contactos regulares dos eleitos da CDU com a população são normais e constantes as reclamações sobre higiene e outras questões de gestão dos espaços públicos.
Há um longo caminho a percorrer para tornar a cidade e o concelho mais aprazíveis. E se, como é evidente, o reforço de meios humanos e de equipamentos é fundamental, as políticas centradas na auscultação das pessoas, na discussão dos seus problemas e no seu envolvimento na procura de soluções fazem e farão a diferença.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.