Opinião: A marina deve ser ampliada?

Posted by

SIM
É um dos projetos mais importantes para a economia da Figueira da Foz. Acredito que a nova Administração do Porto, em articulação com a Câmara Municipal – como têm tido o cuidado de dizer e fazer – vai levar esse projeto por diante. Os mandatos são muito curtos e não se pode perder tempo.
Existe a avaliação ambiental e depois o concurso para a concessão propriamente dita. Sim, devem ser privados a fazer a construção/exploração. Mas não rejeito que seja financiada por uma parceria com fundos europeus, receitas do turismo/jogo e outros capitais privados. Aliás, o Estado devia envolver-se nesse projeto que permita a cruzeiros, iates, outras embarcações de recreio terem possibilidade de ancorarem na Marina da Figueira e outras na nossa Costa Atlântica. De Lisboa até Matosinhos não existe uma única Marina com a devida dimensão. Pensem no Sul de Espanha, na zona de Marbella em que há uma de dez em dez quilómetros. É óbvio.
A ampliação da Marina deve incluir espaços nas duas margens do rio o que permitirá também contribuir para o desenvolvimento do Sul do concelho. É bom que as pessoas saibam que projetos como estes, mesmo que não se traduzam em apoios diretos, têm um tal efeito indutor de crescimento na economia, que os benefícios acabam par ser para todos.
Figueira da Foz com Marina bem dimensionada, com Porto com oito, oito e meio metros de fundo, com modernas ligações ferroviárias, com a Serra cuidada e usufruída, com a Ilha da Morraceira bem tratada e protegida, com as Lagoas salvas, com campo de golfe enquadrado, com aeródromo aprovado e construído, entra noutro patamar. Claro: com Saúde, Educação e Apoio Social. É sempre o mais importante.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.