Município e Hospital de Cantanhede criam polo do Banco de Voluntariado na saúde

Posted by
Spread the love

DR

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou os termos de um protocolo a celebrar com o Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) para implementar um polo do Banco de Voluntariado de Cantanhede na área da saúde.

O Banco de Voluntariado de Cantanhede foi criado em 2005 com o objetivo de fomentar ações de voluntariado em diversos domínios, afirmou hoje a Câmara Municipal de Cantanhede, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A partir de agora assume uma relevância “fulcral na área da saúde”, já que permite “não apenas promover a cidadania ativa na unidade de saúde, mas igualmente encontrar estratégias locais de proteção e promoção de saúde”.

Para a vereadora da Ação Social e Saúde da Câmara de Cantanhede, Célia Simões, trata-se de uma “parceria capaz de gerar mais-valias no desenvolvimento de um polo do Banco de Voluntariado de Cantanhede” e dá continuidade a outros projetos comuns às entidades signatárias.

A título de exemplo, a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica em instituições particulares de solidariedade social (IPSS), em extensões de saúde do concelho e ainda exames de radiologia no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.

De acordo com o previsto no protocolo, cabe à Câmara Municipal de Cantanhede “desenvolver ações de formação e de troca de experiências em parceria com o HAJC”, de modo a facilitar a “integração e o ajustamento entre o voluntário e o polo da saúde, bem como o relacionamento entre os diversos voluntários colocados em entidades recetoras”.

Compete ainda à autarquia supervisionar o processo de acolhimento e de integração dos voluntários numa perspetiva de articulação concertada entre as partes envolvidas.

O Hospital de Cantanhede compromete-se a desenvolver programas de integração e formação inicial e contínua, com vista ao apoio e enquadramento do trabalho voluntário.

Cabe ainda ao hospital reembolsar o voluntário das despesas efetuadas no exercício de uma atividade programada pelo polo do HAJC, desde que inadiáveis e devidamente justificadas, assim como colaborar no processo de avaliação do voluntário acolhido, promovido pelo Banco de Voluntariado de Cantanhede.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.