Mostra de papas laberças projeta ex-líbris de Andorinha

Posted by
Spread the love

DR

Vai ser um fim de semana com casa cheia no Lagar do Dentinho, na União de Freguesias (UF) de São Martinho de Árvore. Após dois anos de interrupção forçada por causa da pandemia da covid-19, a Mostra Gastronómica de Papas Laberças está de regresso e promete voltar a conquistar os paladares dos visitantes do certame.
Organizada pela Associação Desportiva e Cultural (ADC) de Andorinha, a iniciativa coloca no centro das atenções o ex-líbris gastronómico de Andorinha: as papas laberças.
O prato, que tem na base um caldo “reforçado” com farinha de milho, transporta as pessoas para outros tempos, trazendo à memória sabores que outrora eram habituais e que agora estão mais distantes da mesa.
“Este é um prato forte. É uma sopa com farinha de milho que aquece. É pujante e dá força”, frisou ao DIÁRIO AS BEIRAS o presidente da ADC Andorinha, Cláudio Matias.
Com o apoio da UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa, a mostra vai decorrer no quarto local diferente.
O principal objetivo da organização, que conta com cerca de 30 pessoas e envolve toda a população de Andorinha, passa por preservar a iguaria, despertando a curiosidade e o interessa das gerações mais novas. “Isto foi uma ideia dos nossos chefs, o Valdemar e o Tony, que acharam que seria bom fazer um evento sobre as papas. No fundo era fazer algo para que os nossos jovens tenham ideia de como era antigamente a alimentação das pessoas”, confidenciou.

Três dos quatro horários estão esgotados

A degustação do menu criado pelos chefs naturais de Andorinha, Valdemar Onofre e Tony Salgado, vai ser feita em quatro horários: no sábado, às 19H30 e às 21H00, e no domingo às 12H30 e às 14H00. Ainda com vagas disponíveis está o primeiro horário de sábado. “As expetativas são muito grandes. Será certamente uma casa cheia”, prevê Cláudio Matias.
Para além das papas laberças, o certame é uma janela de exibição dos melhores produtos locais, caso do vinho. “Temos dado preferência, a nível de vinhos, à Adega Cooperativa de Cantanhede, vinho da zona da uva Baga. Este ano vamos optar por um vinho rotulado da Adega Cooperativa de Cantanhede. Vai ser a primeira vez”, revelou.
Para os chefs ficam também rasgados elogios: “Para além de serem dois chefs incríveis, são duas pessoas com uma humildade fora do normal. Estão sempre presentes para ajudar a terra”.
A previsão é que nos dois dias sejam servidas cerca de 350 refeições no Lagar do Dentinho.
Evento é “para
manter na freguesia”
Depois de ter começado, em 2018, na sede da ADC Andorinha, a 2.ª edição da mostra, em 2019, foi recebida pela localidade “vizinha”de Casais de Vera Cruz. A última edição, que decorreu em 2020, foi recebida pelo Centro Cultural e Recreativo da Pena, na União de Freguesias de Portunhos e Outil, no concelho de Cantanhede.
Este ano, o certame regressa à sua freguesia e o objetivo do presidente da UF São Martinho de Árvore e Lamarosa, João Pimenta, é que não volte a decorrer noutra localidade. “Enquanto eu for presidente da UF, seguramente que este evento não voltará a ser feito fora da freguesia”, assegurou.
João Pimenta relembrou a importância do certame para a união de freguesias. “Tendo em conta a dimensão e a dinâmica que cria na freguesia, pareceu-nos importante apoiar esta iniciativa. Não faz sentido um evento desta dimensão, que pode projetar a freguesia e Andorinha, estar a ser feito num concelho diferente”, considerou.
As papas laberças “eram uma forma de sustentar as famílias”, e estão relacionadas com “as terras, os nabos e as nabiças”.

Parabéns à organização

O autarca parabenizou a organização pelo trabalho desenvolvido. “Gostava de dar os parabéns à organização pelo retomar da iniciativa. Este é um evento que dignifica a ADC Andorinha e os dois chefs. Há que lhes dar os parabéns por esta iniciativa”, frisou.
Para o público fica o convite: “Aproveitem esta oportunidade para degustar algo que não se come todos os dias e que não se come em qualquer lado”. Como escreveu a investigadora de história e cultura gastronómica, Olga Cavaleiro, “visitar as papas laberças é uma experiência muito mais que gastronómica, será uma atividade cultural onde a comunidade e o seu saberes e sabores estarão no centro da mesa”. O desafio para o encontro no Lagar do Dentinho fica feito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.