Mira: Candidaturas aprovadas para percursos e projetos de associações

Posted by
Spread the love

DR

Foram ontem apresentados três projetos de valorização do espaço rural do concelho de Mira, que passam por novos percursos pedestres nas freguesias dos Carapelhos, Seixo e zona sul da freguesia de Mira, bem como a requalificação da antiga escola primária de Cavadas, nomeadamente ao nível energético, e a preservação do património imaterial das “Terras da Gândara – Memórias, Saberes e Sabores”.
São projetos aprovados para financiamento comunitário através do programa de desenvolvimento local LEADER AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.
O montante global do investimento é de 102 mil euros, com financiamento de quase 82 mil euros, com o objetivo de fazer “a preservação e valorização do património cultural, bem como a dinamização das comunidades e coletividades locais, onde as populações possam desenvolver atividades culturais, desportivas, bem como atividades de empreendedorismo social de base comunitária”.

Expansão da rede de “Walking Trails”

Os referidos percursos pedestres são um projeto do Município de Mira com a designação “Walking Trails” e com um custo de 73 mil euros, incluindo o desenvolvimento de uma nova aplicação turística para utilização dos visitantes. Por outro lado, a Comissão de Melhoramentos das Cavadas apresentou o projeto de requalificação da sua sede na antiga escola, com um custo de 14 mil euros. A Associação Cultural e Recreativa do Seixo de Mira promove as “Terras da Gândara – Memórias, Saberes e Sabores” por 15 mil euros.
O presidente da câmara, Raul Almeida, reconheceu o excelente trabalho que a AD ELO tem desenvolvido, enaltecendo também o papel do associativismo: “Todos estes projetos, agora aprovados, são para nós muito importantes pela dinamização da economia, do associativismo e do turismo, no nosso território.”

Projetos apoiados pela associação AD ELO

Mário Fidalgo, diretor executivo da AD ELO, presente na cerimónia, salientou que “o apoio dado por esta associação é fundamental, para que pequenos movimentos associativos locais possam ter acesso a financiamento, e dessa forma consigam desenvolver o seu trabalho junto das comunidades que representam”, acrescentando que “a AD ELO, já aprovou e concretizou mais de três milhões de euros ao abrigo Portugal 2020 em Mira”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.