Mealhada: 16 entidades desportivas distinguidas na gala municipal do desporto

Posted by
Spread the love

DR

A homenagem a José Vigário, fundador e histórico do Hóquei Clube da Mealhada (HCM) foi o momento alto da 15.ª edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada, que se realizou na noite de segunda-feira, no Cineteatro Messias.
Ao todo, foram distinguidas 16 associações desportivas locais e anunciado que o Pavilhão Municipal da Mealhada vai passar a denominar-se Dr. José Vigário.
Após dois anos de interregno, devido à pandemia, a gala regressou em pleno, acompanhando o dinamismo e a pujança que a atividade desportiva formal continua a viver no concelho.
No que se refere às modalidades praticadas, para além do futebol mantêm-se ativas a natação, o ténis de mesa, o karaté, o futsal, o andebol, o hóquei em patins o atletismo, o kickboxing, o basquetebol, a patinagem e o ténis.
Já no que respeita ao número de praticantes, são centenas os jovens que disputam quadros competitivos regulares, nos diversos campeonatos.
Por fim, há que ter em conta outras tantas centenas de pessoas que vivem a vida associativa desportiva, seja como treinadores, dirigentes ou mesmo apoiantes.

Dois anos intensos

A Gala Desportiva passou também em revista a atividade de dois anos do Município na área do desporto: acolheu 64 estágios de seleções nacionais, 32 estágios de equipas, 42 competições nacionais, mais de 30 ações de formação/ treino de treinadores ou árbitros.
A câmara dinamizou três seminários e diversas atividades desportivas abertas à comunidade, envolvendo mais de três mil participantes.
Por tudo isto, não admira que tenha recebido distinções como Município Amigo do Desporto, Oportunidade de Prática de Outdoor, Programa de Atividade Física Sénior e Reconhecimento de Complexos Desportivos do ano 2022.

José Vigário dá nome ao Pavilhão Municipal

A homenagem a José Vigário começou com a entrega, pelo presidente da Câmara da Mealhada, de um stick de hóquei personalizado. “O Município pretende, com este gesto, dar ênfase ao empenho e à entrega de José Vigário ao desporto, em concreto, ao Hóquei Clube da Mealhada (HCM) e, com este, inspirar outras pessoas a dar do seu tempo à comunidade, na área desportiva e noutras áreas”, sublinhou António Jorge Franco.
Empresário natural da Mealhada, José Vigário iniciou-se na patinagem na década de 1960.
Pouco depois, fundou com amigos o Hóquei Clube da Mealhada, que conquistou diversos títulos de campeões distritais, até 1974.
Em 1986, com Luís Marques, dinamizador dos corsos carnavalescos, decide aplicar parte dos lucros dos corsos num terreno e numa infraestrutura rudimentar. Nasce, assim, o que viria a ser o Pavilhão Municipal.
A reestruturação do imóvel termina em 1995. Com condições privilegiadas à época, o HCM foi campeão regional em todos os escalões de jovens e a equipa sénior subiu à 1.ª Divisão Nacional.
Além do hóquei, voleibol, ginástica, karaté e ballet cruzaram-se na vida de José Vigário.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.