Arganil: Homenagem póstuma a médico e motorista falecidos em acidente

Manuel Gama e Sebastião Gonçalves, vítimas mortais de um acidente ocorrido em fevereiro do ano passado em Vale de Zebras, Arganil, foram agora homenageados, assinalando um ano da tragédia.
Sebastião Gonçalves era motorista do Município de Arganil e conduzia o autocarro do Centro de Saúde local, onde também seguia o médico Manuel Gama e, à época, presidente da Assembleia Municipal de Góis. No momento do acidente o clínico ficou gravemente ferido e veio a falecer em dezembro de 2022.
Agora, a homenagem foi uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Arganil a partir de uma ideia da médica Armandina Moutinho, com descerramento de uma placa com os seus nomes numa das salas do Hospital de Beneficência Condessa das Canas.
“Não haveria melhor local para fazer esta consagração do que este, onde ele dedicou décadas da sua vida”, disse o filho do malogrado clínico, também ele Manuel Gama, acrescentando que “o pai sempre cuidou de toda a gente com todo o carinho, e ver esse carinho ser retribuído é muito especial para nós”.

Foram dois colaboradores exemplares
Em representação dos colegas do Centro de Saúde de Arganil, Armandina Moutinho destacou que os dois homenageados foram “colaboradores exemplares, que connosco sempre trabalharam”, acrescentando que “o Dr. Gama dedicou a vida ao Centro de Saúde de Arganil e à população do concelho, e não só, pois tinha utentes de concelhos limítrofes, como Tábua e Oliveira do Hospital”.
Por outro lado, considerou que o motorista Sebastião Gonçalves “era um homem bom, afável, disponível, educado e prudente”, confessando que, “com a sua partida, ficámos todos muito tristes”.
José Dias Coimbra, presidente da Assembleia Geral da Misericórdia de Arganil, apelou a que “sejamos dignos destes dois homens que estamos a homenagear”, enquanto o provedor, António Carvalhais da Costa, defendeu que este foi um momento “pesado” porque “falar de Manuel Gama e de Sebastião Gonçalves é pensar nas traições da vida”, já que “foi uma traição morrer-se tão jovem”, lamentou.
Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), agradeceu – em nome do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde – a homenagem prestada e reconheceu “o trabalho desenvolvido por ambos (os homenageados)”, mostrando-se solidária com “a dor” sentida pelas respetivas famílias.
Ressalvando que “não foram só as famílias que perderam”, a presidente da ARSC sublinhou que “foram também os munícipes deste concelho e de Góis”. Por sua vez, Rui Sampaio, presidente desta autarquia deixou, emocionado, “uma palavra de pesar” pela perda de Sebastião Gonçalves recordou Manuel Gama num “momento muito difícil para mim”. Lembrou que “a intimidade que tinha com o “Necas” (como era conhecido) advém do nosso percurso de vida: começámos há 40 anos no futebol, em Góis”, concluiu. O presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Costa, concluiu que “deixaram-nos dois homens bons”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.