Figueira da Foz: Autarquia desmaterializa serviços e reforça transparência

Posted by
Spread the love

Arquivo

A Câmara da Figueira da Foz instalou um sistema informático nos serviços de urbanismo para desmaterializar os procedimentos administrativos. Permite, por exemplo, acompanhar o processo, 24 horas por dia, em todas as etapas. Ou seja, desde a entrega até ao despacho pelo titular do respetivo pelouro. Por outro lado, o permite fazer pagamentos através de meios digitais.
Esta medida de modernização administrativa foi ativada no dia 1 deste mês. Até à passada sexta-feira, já tinham sido inseridos 11 novos processos na plataforma e outros 22 requerimentos de processos existentes. Este sistema visa, além de proporcionar as referidas vantagens, reduzir a utilização do papel nos procedimentos administrativos no Departamento de Urbanismo.
Além da comodidade que proporciona, a plataforma reforça a transparência junto dos munícipes. “É um processo de desmaterialização que contribui para aprofundar a transparência na comunicação entre os munícipes e os serviços públicos [locais]”, defendeu a vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz, Anabela Tabaçó, ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Uma “mais-valia para o munícipe”

“Este é um passo muito importante para nós, porque, com a criação da plataforma digital, o município aposta na adoção de uma solução que tem como objetivo agilizar e facilitar a comunicação entre os serviços e os munícipes”, acrescentou a vereadora com o pelouro da Modernização Administrativa.
O sistema custou 29, 2 mil euros, mas os ganhos de eficiência e de comodidade e a transparência que proporciona aos munícipes e ao município fazem deste um investimento com elevado retorno.
“[Este serviço digital] vai constituir uma mais-valia para o munícipe, que passou a ter a possibilidade de acompanhar, em tempo real e durante 24 horas por dia, os seus processos e evitar deslocações e chamadas telefónicas”, defendeu ainda Anabela Tabaçó.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.