Festival da Lampreia hoje e amanhã espera milhares de pessoas

Posted by
Spread the love

São esperadas milhares de pessoas, hoje e amanhã, para degustarem o famoso arroz de lampreia. É o tradicional Festival da Lampreia, que se realiza habitualmente em fevereiro, em Penacova.
Este ano, apesar do ciclóstomo continuar a rarear no rio Mondego – que era o principal fornecedor da lampreia para a confeção desta especialidade gastronómica –, a Câmara de Penacova decidiu manter a realização do festival, que decorre hoje e amanhã, dias 25 e 26 de fevereiro. Isso mesmo garantiu o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, aquando da apresentação do festival, considerando que este evento “é de vital importância” para os empresários do setor da restauração do concelho.
O autarca garantiu que o festival só se realiza em sintonia com a vontade dos restaurantes, que “entenderam que
continua a ser fundamental” realizar o festival, “apesar do preço muito alto”.
Iguaria servida em 11 restaurantes Apesar de a escassez da lampreia fazer disparar o preço deste prato tão apreciado, são 11 os resturantes que decidiram associar-se a este festival gastronómico.
Os festival decorre nos mesmos moldes de anos anteriores, com o arroz de lampreia a ser servido em 11 os restaurantes do concelho.
Os restaurantes aderentes são: Boa Viagem (Porto da Raiva); Côta D’Azenha (Azenha do Rio), Campestre (Espinheira); Cantinho (Penacova); Casimiro (Silveirinho); Cortiço (Granja do Rio); Mondego (Porto d Raiva); Panorâmico (Penacova); Portas da Serra (Espinheira); Relvão (S. Pedro de Alva); Hotel Rural Quinta da Conchada
(Travanca do Mondego).

Iniciativas decorrem até abril

Neste período do ano, Penacova realiza, em simultâneo, eventos de cultura, desporto e lazer, como são os
casos do concerto de Paco Bandeira, a 4 de março, em palco com duas bandas filarmónicas de Penacova e coral Divo Canto, colocando mais de 70 músicos em palco.
Realiza-se também a “Caminhada da Lampreia” pelas margens do Mondego, a 12 de março; a prova velocipédica de BTT “Rota da Lampreia”, a contar para a Taça de Portugal da modalidade, a 19 de março.
Finalmente, terá lugar o 20.º aniversário/18.º Capítulo da Confraria da Lampreia, a 1 de abril, com a entronização de
novos confrades.
É um contributo “para afirmar o território e a gastronomia local”, sublinhou o presidente da câmara, Álvaro Coimbra, na apresentação da iniciativa.
Para o futuro, Álvaro Coimbra não descarta a possibilidade de ser alterado o próprio figurino deste festival
gastronómico, caso se mantenha a escassez da lampreia, juntando-lhe, por exemplo, os “peixinhos de rio”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.