Mostrar que a Química, enquanto ciência fundamental, está presente em todos os fenómenos do dia a dia é o objetivo da Escola Molecular, uma escola pré-universitária que se realiza no âmbito desta disciplina. E o objetivo de atrair novos alunos para o Departamento de Química da Universidade de Coimbra (UC) tem sido cumprido.
Organizada pela Molecular JE, empresa júnior do Departamento de Química da Universidade de Coimbra, esta iniciativa, que arranca sábado, vai na 5.ª edição. Ao longo de cinco sessões, realizadas ao sábado, alunos do ensino secundário são recebidos no Departamento de Química da UC para conhecerem melhor os vários ramos da Química.
Iniciativa pioneira em Portugal
A Escola Molecular começou de forma pioneira, em 2018, sendo a primeira escola pré-universitária de Química em Portugal. É também a primeira atividade do género organizada por estudantes.
Participam alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Desde que começou, já contou com a participação de 320 estudantes oriundos de dezenas de escolas de seis distritos diferentes.
Número recorde de participantes
A edição deste ano contou com um número recorde de candidaturas, o que resultou no maior número de participantes de sempre na mesma edição.
Os alunos são divididos por ano letivo e cada sessão contém uma componente teórica e atividades experimentais. Os conteúdos dirigidos aos 10.º e 11.º anos baseiam-se no programa da disciplina de Física e Química A, com professores e investigadores do Departamento de Química da UC. No caso do 12.º ano, os conteúdos focam-se numa vertente empreendedora, possível graças à participação de responsáveis por empresas e projetos com atividade na área da Química.
A componente experimental é monitorizada por estudantes universitários em diferentes fases do percurso académico, desde licenciatura a doutoramento. Os participantes têm ainda a oportunidade de visitar vários laboratórios de investigação.
Participantes escolhem cursos de Química
Os efeitos práticos da Escola Molecular na captação de alunos para áreas científicas, com especial destaque para a Química, já se fazem sentir: este ano 11 participantes ingressaram na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, cinco dos quais em cursos do Departamento de Química.
Esta iniciativa mereceu duas publicações em revistas científicas internacionais, a primeira em 2021 (Chemistry Teacher International) e a mais recente este mês (Journal of Chemical Education).
A realização da Escola Molecular de forma gratuita para os participantes é possível graças ao apoio da FCTUC, do Departamento de Química, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Câmara de Coimbra, e da colaboração voluntária de todos os professores, investigadores e estudantes.