Câmara da Figueira da Foz quer avançar com variante a Quiaios neste mandato

Posted by
Spread the love

Arquivo

O presidente da Câmara da Figueira da Foz pretende avançar ainda neste mandato com a construção da variante a Quiaios, numa extensão de cerca de três quilómetros, tendo apresentado hoje um esboço do eventual traçado.

De acordo com o primeiro esboço apresentado na sessão de Câmara, a futura variante deverá usar o traçado correspondente a um aceiro que já existe, dentro de uma área que é propriedade do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Apesar de o traçado ainda não estar totalmente definido, Pedro Santana Lopes estimou que a futura variante possa representar um investimento entre os dois e os três milhões de euros e esteja lançada e em execução ainda neste mandato.

A futura via deverá ligar a localidade de Quiaios à praia com o mesmo nome, estando a ser debatida com o presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, disse o presidente do município figueirense.

Santana Lopes adiantou ainda que já chegaram à Figueira da Foz os dois barcos que vão efetuar o transporte fluvial de passageiros entre as duas margens do Mondego no concelho, com capacidade total para cerca de 120 pessoas.

Os barcos, um deles movido a energia elétrica, vão ligar diariamente, com várias carreiras, a zona de São Julião (na Figueira da Foz) ao Cabedelo, na margem sul do rio Mondego, com a finalidade de mitigar os constrangimentos de trânsito causados pelas obras que decorrem na Ponte Edgar Cardoso.

Está previsto que a Infraestruturas de Portugal proceda ao encerramento noturno da ponte, entre as 20:30 e as 06:30, com exceção para os veículos de emergência e nas noites de sexta-feira para sábado e de sábado para domingo, a partir da segunda semana de março.

As duas embarcações deverão iniciar o transporte de passageiros, em modo experimental, a partir da próxima semana, estando o município a articular com o Hospital Distrital da Figueira da Foz e a Associação Comercial e Industrial a interoperacionalidade das ligações.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.