A degradação das marcas de sinalização horizontal nas estradas da região tem motivado uma série de comunicações da Câmara Municipal da Lousã à Infraestruturas de Portugal (IP), empresa pública responsável pela manutenção das vias classificadas como estradas nacionais.
Numa informação escrita à imprensa, o município liderado por Luís Antunes refere que “foram já efetuadas várias comunicações junto desta entidade a alertar para a necessidade de intervenção urgente”.
A Câmara Municipal da Lousã voltou, na passada semana, a reafirmar “a necessidade urgente de realização de trabalhos de reforço da sinalização horizontal em várias vias da responsabilidade desta entidade, nomeadamente na EN17 (Estrada da Beira) entre Coimbra e a Lousã, na EN236 (Variante a Foz de Arouce) e na EN342, entre Miranda do Corvo e a Lousã.
Vias identificadas “não reúnem condições ideais”
A autarquia esclarece que “este novo alerta surge após várias comunicações formais remetidas a esta entidade, onde é referido que estas vias – especialmente durante a noite e em dias com condições meteorológicas adversas – não reúnem as condições ideais para a segurança de quem ali circula”.
As condições de nevoeiro das últimas semanas têm feito crescer um coro de descontentamento dos automobilistas da região, que se expressam nas redes sociais sobre as reduzidas condições de visibilidade, sem identificação dos traços separadores das faixas e das bermas.
IP confirma queixas
De acordo com a nota da Câmara Municipal, a Infraestruturas de Portugal respondeu que “foi efetuada uma análise às várias solicitações da autarquia e de munícipes”, tendo, também sido informada de que “a intervenção nestas importantes vias será realizada no âmbito de um contrato de manutenção de sinalização horizontal, o qual será implementado brevemente”.
“No âmbito das suas competências – e consciente que existem situações a melhorar – a autarquia irá, também, realizar, durante o presente ano, trabalhos similares em diversas vias municipais”, conclui a informação enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS.