Raia substitui a sardinha nos festivais gastronómicos na Figueira da Foz

Posted by

Arquivo/Foto de Jot’Alves

Os festivais gastronómicos promovidos pela Figueira com Sabor a Mar, este ano, substituem a sardinha pela raia, de 14 a 23 de abril. O presidente da associação, Mário Esteves, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, justificou esta substituição com o facto de “haver outras entidades” que organizam a Festa da Sardinha. Não obstante, salvaguardou, “a sardinha continuará a fazer parte da ementa dos restaurantes aderentes, já que é um dos produtos de referência da gastronomia da Figueira da Foz”.
A Malta do Viso organizou a Festa da Sardinha até à pandemia. Em 2022, a organização ficou a cargo do Centro de Cultura e Desporto dos trabalhadores do município. Ainda não foi decidido quem organizará este ano o evento.
Por outro lado, a Figueira Com Sabor a Mar vai adiar, de fevereiro para março, o Festival da Lampreia e do Sável, para data a anunciar, devido à escassez do ciclóstomo no Rio Mondego (ver edição do dia 21). O restante calendário dos festivais mantém-se, com as caldeiradas (de 16 a 25 de junho), a feijoada de búzios (de 8 a 17 de setembro) e o bacalhau e seus derivados (de 17 a 26 de novembro) a estarem também em destaque nos restaurantes aderentes.

Otimismo para este ano

“Estamos otimistas em relação aos festivais gastronómicos deste ano. Temos o problema da inflação, mas esperamos que os festivais sejam como em 2022, que foram muito bons. Há muita gente que está à espera dos nossos festivais, porque são uma mais-valia”, frisou Mário Esteves. “A gastronomia é uma vertente muito forte do turismo na Figueira da Foz. É por aqui que nos queremos afirmar”, defendeu ainda o dirigente e empresário.
O presidente da Figueira com Sabor a Mar realçou que “a associação tem promovido grandemente a gastronomia local, que já é uma referência nacional”. A promoção, ressalvou, “não se deve apenas aos festivais, mas também ao incremento da qualidade do serviço e aos produtos endógenos figueirenses”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.