Projeto “Gota” promove consumo de água da rede pública

Posted by
Spread the love

DB/Foto de Pedro Ramos

A Empresa Municipal Águas de Coimbra (AC) concebeu e instalou um bebedouro em forma de “Gota”, com o objetivo de promover o consumo de água da rede pública do concelho de Coimbra, mas também, em grande medida, beneficiar as escolas públicas que mais necessitam deste tipo de equipamentos.
O primeiro protótipo foi ontem publicamente apresentado na Escola Básica 2,3 Inês de Castro, na presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, da vereadora com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz, e do presidente Conselho de Administração da AC, Alfeu de Sá Marques.
A iniciativa foi desenvolvida por uma equipa da empresa municipal, que envolveu profissionais de engenharia e de arquitetura paisagista, em coordenação com a autarquia. A peça original foi desenhada pelo arquiteto Gonçalo Paixão.
A intenção é que esta “Gota” possa abastecer, reforçar ou substituir as escolas e os espaços públicos da cidade. A “Gota” tem um “design leve e flutuante que contrasta com a sua robustez, durabilidade e funcionalidade. Executada em betão armado a peça tem um espírito autêntico e citadino”, refere a memória descritiva.

“Gotas” serão instaladas em vários locais da cidade

O bebedouro foi idealizado para permitir encher garrafas, pelo que será oferecida uma “ânfora”, a garrafa de água reutilizável da AC, a cada aluno, docente e colaborador. Para além disso, as “Gotas” que vão ser instaladas noutros espaços públicos e serão adaptadas também para animais. O design desta peça já foi registado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Numa primeira fase, este projeto vai abranger cerca de 70% dos alunos de estabelecimentos de ensino que estão sob a esfera municipal. Segundo Alfeu Sá Marques serão “adjudicadas 30 “Gotas” a serem colocadas nas escolas públicas, sob alçada da autarquia, e em vários espaços da cidade”.

Serão produzidas 30 gotas

Segundo a empresa municipal, “esta ação tem, ainda, a dimensão de educação ambiental, uma vez que incentivar o consumo de água da torneira ou água da rede pública é promover hábitos mais sustentáveis”.
Durante a apresentação, Alfeu Sá Marques e José Manuel Silva incentivaram os alunos a que bebam água da torneira e que, através da garrafa de água reciclável, se abasteçam nestes pontos da escola e alertaram, ainda, para que fosse preservada. “Este é um momento de grande satisfação inaugurar simbolicamente uma obra de arte e a primeira de muitas Gotas”, referiu o José Manuel Silva, presidente do Município de Coimbra. “Levar água de qualidade às escolas do concelho é uma das vocações da empresa municipal”, disse.
Relativamente aos locais da cidade que iriam receber a “Gota”, o autarca referiu que “serão colocados num sítio onde não incomodem e onde exista um grande fluxo de pessoas” mas que isso será estudado pelos técnicos da Câmara Municipal.
Alfeu Sá Marques, também presente na cerimónia, agradeceu o apoio da autarquia e referiu que “este protótipo será trocado pela peça final após a construção e a adjudicação para a construção de 30 peças”.
Esta “Gota” tem o custo de produção de cerca de mil euros por gota mas que será ainda aperfeiçoada até ser colocada nas escolas e nos espaços públicos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.