Penela Presépio cumpriu “claramente os objetivos”

Posted by
Spread the love

Arquivo

Os objetivos da presente edição do Penela Presépio foram “claramente atingidos” apesar dos condicionamentos das obras em curso na zona do Castelo, disse hoje o presidente da Câmara, Eduardo Nogueira dos Santos, à agência Lusa.

“Este foi o primeiro Penela Presépio pós-pandemia e registou uma afluência dentro do que eram as nossas expectativas”, adiantou o autarca.

Devido às obras que decorrem no Castelo e na área envolvente, no centro histórico de Penela, distrito de Coimbra, a Câmara Municipal “teve de optar desta vez por um Penela Presépio diferente”, distribuindo as atividades por diversos espaços da vila.

Nesta edição, que termina no domingo, o espaço principal “pode acolher 150 pessoas em simultâneo”, enquanto nos anos anteriores cabiam cerca de 500 visitantes na área junto ao Castelo.

“Este ano, é um Penela Presépio descentralizado e adaptado às condições existentes. Temos visto Penela cheia de gente”, disse Eduardo Nogueira dos Santos, indicando que a localidade tem recebido “pessoas de vários locais do país”.

O presidente da Câmara considerou “não ser possível” comparar com outras edições, face aos condicionalismos ditados pelas obras e tendo em conta que, há um ano, a iniciativa teve ainda restrições associadas à pandemia da covid-19.

“O nosso grande objetivo é manter a marca Penela Presépio, mantê-lo vivo na mente de quem nos visita”, acrescentou.

Eduardo Nogueira dos Santos sublinhou ainda que o programa, além das atividades na sede do concelho, incluiu presépios no Espinhal, Cumieira, Rabaçal e Podentes, entre outras realizações natalícias descentralizadas.

“Os restaurantes têm estado com muita procura e também os alojamentos têm registado uma ocupação acima do normal para a época”, congratulou-se.

O presidente do executivo municipal disse que a autarquia “já está a preparar a edição de 2023” e convidou as pessoas a “fazerem ainda uma visita” ao Penela Presépio antes do encerramento, no fim de semana.

Um presépio com 200 figuras animadas foi concebido como atração principal do Penela Presépio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.