Pampilhosa da Serra: 2023 traz reforço de apoios financeiros a empreendedores

Posted by
Spread the love

DR

Investir no concelho da Pampilhosa da Serra passou a beneficiar, com a entrada no novo ano, de mais apoios do que acontecia em 2022.
Entrou em vigor, a 1 de janeiro, o Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, o que abriu a oportunidade dos interessados apresentarem as respetivas candidaturas.
Trata-se de um “mecanismo de apoio financeiro a fundo perdido, que visa o estímulo ao investimento e à captação e criação de novas empresas e de postos de trabalho”, explicam os serviços da autarquia chefiada por Jorge Custódio.
A câmara municipal esclarece que “se coloca ao lado dos que investem, dos que arriscam e dos que querem construir um futuro sustentável em Pampilhosa da Serra, concedendo um impulso financeiro concreto e diferenciador”.

Autarquia disponibiliza “simulador de cálculo”

O município desafia os empreendedores a “acederem aos documentos de suporte à preparação e submissão da sua candidatura”, assim como a um “simulador de cálculo do mérito do projeto” que de uma forma simples e intuitiva auxiliará a “conhecer os critérios em análise e a construir uma candidatura ganhadora”.
Os serviços autárquicos encontram-se “à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”, de forma a acompanhar os candidatos sempre que necessário, para que o processo decorra da forma simples e célere.
Os apoios financeiros contemplados no Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo são, por um lado, atribuição de 60 por cento do investimento, até 10 mil euros, para a instalação de novos negócios ou relocalização de negócios existentes e, por outro lado, 80 por cento até 10 mil euros para as instalações de transformação de produtos regionais.
Numa outra vertente, o regulamento entrega 70 por cento do investimento, até 10 mil euros, para a requalificação e beneficiação de negócios já existententes.
No apoio ao trabalho, estão contemplados 250 euros mensais, como contributo para a criação do próprio emprego e 50% do valor referente à renda dos estabeleciemtos comerciais até 250 euros. Estão previstos dois tipos de majorações: 50 por cento para jovens entre os 18 e 35 anos e 100 por cento para a comercialização/atividades de géneros alimentares como mel medronho, maranho, filhó espichada e produtos derivados de caprinicultura.
A concluir, há isenções totais ou parciais relativamente a taxas municipais de licenciamento de novos negócios.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.