Opinião: Uma Europa liderante

Posted by

Face a um mundo cada vez mais globalizado, relacionado entre si e onde as grandes geografias decidem investir em áreas altamente competitivas, o futuro da Europa acaba por depender da sua capacidade em inovar e adoptar um modelo económico e social que vise criar emprego e valor acrescentado para todos. Conciliar elevados níveis de competitividade com padrões de crescimento económico contribuirá decisivamente para sustentar o Modelo Social Europeu tal como o conhecemos e que é globalmente reconhecido por todos.
A Europa tem a responsabilidade de liderar a transição para uma economia livre de emissões de carbono e do uso insustentável dos recursos naturais, dirigindo o esforço global de criar um mundo mais sustentável. Simultaneamente, a Europa tem ainda a responsabilidade de desenvolver as tecnologias futuras que transformarão a nossa economia e sociedade, apresentando um enorme potencial para recuperar a liderança na próxima onda de inovação tecnológica, que articulará as componentes física e digital, enquanto defende o primado da pessoa humana face aos sucessivos avanços tecnológicos.
De facto, face a um mundo cada vez mais global, mas simultaneamente mais competitivo, com um ritmo crescendo das mudanças tecnológicas e a urgência dos desafios climáticos, torna-se imperativo que a Europa actue definitivamente em conjunto. Os próximos meses serão fundamentais para perceber a orientação estratégica da União Europeia, a capacidade de se impor na cena politica e económica internacional, mas também na perspectiva de apoiar as empresas a tornarem-se mais competitivas.
A orientação da Europa na construção de uma sociedade sem carbono e mais sustentável, a liderança em tecnologias emergentes, como energias renováveis e inteligência artificial, assim como o ímpeto de avançar decisivamente na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, permitirá enfrentar o ano de 2023 com uma perspectiva optimista.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.