Opinião: Concorda com o novo Plano de Pormenor de Coimbra B?

Posted by
Spread the love

SIM!
Em princípio sim, considerando o que já é conhecido na presente data. Contudo, o plano de pormenor de Coimbra B não foi ainda formalmente despoletado pela Câmara Municipal e terá de obedecer a diversos trâmites legais, incluindo momentos de discussão pública, que deverá ser ampla dada a importância estruturante do tema. O que foi publicamente apresentado, na passada quarta-feira, foram apenas alguns esboços de um futuro plano urbanístico para aquela zona da cidade.
Há ainda muita estrada para andar e esperamos que não se ponha em causa a requalificação da nova Estação de Coimbra a tempo da implementação da Linha de Alta Velocidade, cuja fase 1 do projeto deverá estar concluída até 2028.
De relevante importância é a reafirmação do Governo e das Infraestruturas de Portugal, da sua decisão de requalificação da velha estação de Coimbra-B e aí servir os passageiros do TGV e do MetroBus. Aliás, uma localização que sempre foi defendida pela Câmara do Partido Socialista, ao invés da construção de uma nova estação mais a norte, afastando-a irremediavelmente do coração da cidade, tal como era proposto no anterior projeto de Joan Busquets e defendido pelo executivo PPD/CDS em 2010!
Parece-nos também estar definitivamente afastado o mito de que a Alta Velocidade não passaria por Coimbra. O troço da nova Linha de Alta Velocidade, em bitola ibérica, irá permitir a integração com as outras linhas, parando na nova Estação de Coimbra, encolhendo o país e tornando a nossa cidade cada vez mais central. Com este enorme investimento, a juntar ao da implementação do sistema do MetroBus, o Governo do Partido Socialista transforma a mobilidade em Coimbra e aumenta a capacidade e competitividade do sistema ferroviário, a conetividade territorial e a descarbonização do setor dos transportes. Será, sem dúvida, mais uma boa herança do PS para Coimbra!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.