SIM
mas… Não se pode procurar afirmar a cidade unicamente durante estas festividades, num momento efémero, desinvestindo em todas as áreas centrais que construíram a marca Coimbra ao longo de séculos – seja a educação, a cultura, o desporto ou a intervenção social – ou, pior, desistindo de lutar pela criação de novo valor em vertentes como a constituição de smart cities, a transição ambiental e a geração de oportunidades de emprego.
O Partido Socialista encara, com muita preocupação, a atual estratégia da Câmara Municipal de Coimbra nas áreas da cultura e do desporto, limitando o crescimento destes relevantes setores que impulsionam diariamente o nome de Coimbra, ou mesmo a aplicação de uma taxa municipal turística contraproducente num momento de recuperação da hotelaria após um período de pandemia que congelou a sua atividade.
Sim, durante as festividades de final de ano existiu divulgação nas plataformas digitais, comunicação nos media e, mais relevante, a presença das pessoas que apreciaram este período de descanso. Mas a afirmação de Coimbra fica comprometida quando os empresários desesperam para conseguir instalar-se no concelho; quando os jovens não têm possibilidade de encontrar, depois dos seus estudos, a sua primeira oportunidade de emprego; quando automobilistas enfrentam o caos diário do trânsito ou os que procuram mobilidades alternativas apenas encontram falta de condições e inação.
Tudo isto também é divulgado nas redes sociais e comunicado nos órgãos de comunicação social, fragilizando Coimbra e penalizando o seu posicionamento nacional.