Está a decorrer a empreitada de construção da nova Praça de Táxis, que vai ficar localizada junto ao Loteamento São Domingos e a poucos metros da Praça do Município. A empreitada consiste na implantação da estrutura de parqueamento das viaturas, e do edifício modular de apoio, constituído por área de espera, gabinete e instalações sanitárias.
Segundo a informação no site da autarquia “a localização vem dar resposta à solicitação dos taxistas para alteração da atual praça, na Avenida Assis e Santos, tendo sido encontrada esta solução que oferece mais condições de segurança, bem como de comodidade, quer para os operadores quer para os utentes do serviço”.
“Os taxistas irão passar a dispor, assim, de um local definitivo de parqueamento situado na zona central da Vila”, refere a notícia.
O município acredita que “a nova Praça de Táxis será ambientalmente sustentável, uma vez que está prevista, numa fase posterior, o revestimento da estrutura com painéis fotovoltaicos”. “A nova Praça de Táxis poderá servir para alimentar o posto já existente de carregamento de carros elétricos, situado na mesma zona”, lê-se.
Ricardo Pardal, presidente do Município de Mortágua sublinha que o serviço de táxi “continua a ser muito importante para as pessoas que residem nas localidades mais distantes da sede do concelho e que não têm no serviço de autocarro uma alternativa, por causa dos horários e circuitos utilizados”.
“Sobretudo para as pessoas idosas, com menor mobilidade física, que precisam de se deslocar ao centro de saúde, à farmácia, ao banco, aos correios, à feira, entre outros locais, o serviço de táxi é o meio que lhes permite deslocar à vila para tratar desses assuntos e com horários de ida e volta mais compatíveis com as suas necessidades concretas”, refere.
Lembra ainda que alguns operadores de táxi, além do serviço normal, asseguram o Transporte Flexível a Pedido, que é prestado mediante reserva antecipada da viagem (ligação para o nº 800 200 201 – chamada gratuita). Este serviço cobre as zonas rurais do concelho e com uma vantagem adicional: “as pessoas pagam um preço mais reduzido, paticamente idêntico a um bilhete de autocarro, porque uma parte da tarifa é suportada pela CIM Região de Coimbra”.