Município de Mira adianta as prioridades para 2023

Posted by

DR

O presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida, adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS as prioridades para realizar este ano, no âmbito dos investimentos do município.
“Tenho dito que são cinco obras [que vão marcar] o ano de 2023, porque estamos a terminar a programação do Portugal 2020. Temos projetos muito importantes para nós e temos, obrigatoriamente, de os concluir”, disse o autarca.
A requalificação da escola secundária, as duas zonas industriais e o Atrium Mira (com auditório com 250 lugares), e a reabilitação do Centro de Saúde de Mira (este ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, contando com um financiamento de 1,8 milhões de euros) são as cinco obras prioritárias da autarquia mirense – umas para iniciar, outras para concluir.

Reflorestação das áreas ardidas até 2024

Raul Almeida acrescentou ainda o plano de reflorestação das áreas ardidas, que deverá ficar concluído em 2024. Por sua vez, a ecopista Eurovelo, afiançou o autarca, “está a decorrer dentro dos prazos normais”, prevendo-se que que fique “concluída em 2023 ou 2024”.
Para o presidente do Município de Mira, a Eurovelo “tem muita importância” para o desenvolvimento turístico do concelho. “É a maior rota ciclável da Europa e tem uma grande procura. Há agências de viagens a promoveram a Eurovelo. Queremos concluí-la quanto antes”, frisou o autarca.
A empreitada desta rota ciclável europeia, que percorre a faixa atlântica, garante a ligação de Mira aos municípios de Vagos e Cantanhede. A Figueira da Foz liga-se à Eurovelo no limite territorial com a freguesia da Tocha, seguindo até ao concelho de Pombal. O financiamento da obra inclui a promoção internacional da ecopista nos territórios do Baixo Mondego através da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).
Com este projeto, a comunidade pretende potenciar as características naturais únicas deste território através da Costa Atlântica e constitui-se como um projeto estruturante para a valorização turística, assim como para a mobilidade sustentável da população.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.