Medalha de Honra para os Bombeiros Voluntários de Poiares

Posted by
Spread the love

DR

É com uma sessão solene – a partir das 10H30 de amanhã, 13 de janeiro – que têm início as cerimónias oficiais do Dia do Município de Vila Nova de Poiares, a que preside a ministra da Coesão Territoria, Ana Abrunhosa.
Ao longo da cerimónia serão homenageadas algumas entidades e personalidades do concelho que se destacaram em várias áreas de atividade. O presidente da câmara, João Miguel Henriques, destaca que “finalmente, vamos atribuir a Medalha de Honra do concelho à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários”, acrescentando que se trata de “uma decisão que já foi tomada há cerca de dois anos, mas, entretanto, a pandemia impediu-nos de celebrar o feriado municipal nas condições que gostaríamos, e entendemos que os bombeiros são merecedores de uma grande homenagem e por isso só a fazemos agora”.

Outras distinções no feriado

A Medalha de Honra Municipal é a distinção mais importante atribuída em cada ano. Já foi entregue, anteriormente a Ana Abrunhosa – a ministra que preside amanhã às comemorações –, mas também ao empresário do setor dos combustíveis Cassiano Alves Bandeira (falecido há cerca de três anos); a José Pedroso, ex-provedor da Misericórdia; e à Filarmónica Fraternidade Poiarense.
As medalhas de Mérito Grau Ouro vão, amanhã, para quatro personalidades: Rogério Carvalho – a título póstumo – empresário do concelho de referência, falecido prematuramente no ano passado. Estava ligado a empresas como a Unitratores e, durante muito tempo à Inducerâmica, sempre com uma vida associativa muito ativa.
Outra das distinguidas é a professora doutora Cristina Vieira, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra que, embora não resida no concelho, tem origens na aldeia de Venda Nova, da freguesia de São Miguel de Poiares.
Fernando Martins, músico da Filarmónica Fraternidade Poiarense que completa este ano 50 anos de atividade e com participação regular nos órgãos diretivos é outro dos distinguidos, bem como o empresário local, que completou 50 anos de atividade profissional em 2022, “conhecido como aquele que foi retratando, nas últimas décadas, todos os eventos da vida das famílias poiarenses, casamentos batizados ou festas religiosas”, destaca o presidente da autarquia.

Medalha por Bons Serviços dos funcionários

Entre os funcionários da autarquia serão distinguidos, com 35 anos de serviço, Maria de Fátima Pimenta e Carlos Ilídio da Costa; com 25 anos, Maria de Fátima Schult; e com 15 anos, Ana Isabel Simões e Joaquim Silva.

Ronda de inaugurações

O Feriado Municipal será uma oportunidade de levar a cabo uma série de inaugurações: na sequência da atribuição da Medalha de Honra aos bombeiros será inaugurado o monumento ao bombeiro, na rotunda junto ao Mercado municipal, na principal entrada da vila. O mesmo em relação à requalificação do Mercado Municipal, que já está a funcionar com financiamento pelo Centro 2020 em cerca de 900 mil euros; e a 1.ª fase das obras de requalificação do Centro de Saúde, com a substituição de toda a cobertura e instalação de equipamentos de eficiência energética. Ainda ficam a faltar obras numa segunda fase, mas João Miguel Henriques afirma que “há trabalho com a ARS e com o PRR, de forma a encontrar uma gaveta de financiamento”. Será também inaugurado o Polo 2 da Zona Industrial, num investimento de cerca de dois milhões de euros, com financiamento do Centro 2020.
Por último, através do Fundo Florestal Permanente, foi possível fazer a requalificação de um lavadouro na aldeia de Venda Nova e zona envolvente, que será também visitada pela comitiva oficial, concluíndo as celebrações com um concerto do Coro dos Antigos Orfeonistas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.