A rua de acesso do centro da vila à Escola Básica n.º 1 da Lousã, em direção a Vilarinho, entra hoje em obras.
São trabalhos de uma empreitada mais vasta que está a decorrer, no âmbito do PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável.
A intervenção realizada contempla ainda melhores acessibilidades ao principal campo de futebol do concelho da Lousã – Estádio Municipal Dr. José Pinto de Aguiar – e um contributo para melhor harmonização entre a circulação automóvel, ciclável e pedonal.
“Tem como objetivo a melhoria da circulação pedonal e ciclável, promovida pela Câmara Municipal da Lousã”, a partir da superfície comercial Continente.
Reformulação de passeios e ciclovia
A intervenção contempla a reformulação de passeios e construção, ou marcação, de ciclovia, designadamente no acesso à referida escola e equipamento desportivo, bem como a vários serviços instalados nesta rua.
A intervenção está integrada na empreitada “Construção da Rede Ciclável Urbana da Lousã – Zona Central”, que abrangeu já as ruas António Zeferino Cândido, Sanches da Gama, parte da Abel Batista, Gil D´Orey (junto à Escola Básica n.º 2) e parte da Gil Vicente (Piscina Municipal e Escola Secundária).
Esta empreitada está orçada em mais de 354 mil euros, a que acresce IVA, com financiamento por fundos comunitários. O município conclui que o projeto é do Gabinete de Arquitetura “Less is Green”, estando a ser promovida pela empresa Carlos Gil, ambas as empresas do concelho.