Lousã: Pedrinhas terá 10 casas para famílias com crianças doentes

Foto de Gonçalo Martins

A Pedrinhas, uma Cooperativa de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que apoia crianças e jovens com doença oncológica ou doença igualmente grave, apresentou ontem o seu novo projeto de ajuda social. A “Pedrinhas Natur” pretende responder à necessidade de algumas famílias terem um local apropriado para estarem com os seus filhos.
Ao todo, vão ser construídas 10 moradias T1 na Lousã, com uma capacidade total para 30 pessoas, para as famílias carenciadas social ou economicamente poderem estar.

Habitações serão sempre provisórias para as famílias

As habitações, capacitadas de todas as condições para acolher jovens doentes, serão, no entanto, uma solução sempre provisória. Ou seja, o projeto não pretende que nenhuma família lá possa viver permanentemente.
Na cerimónia de apresentação do projeto, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, vincou a importância do “Pedrinhas Natur”.
“São estes projetos que nos fazem ir até ao fim do Mundo para os apoiar. Nós lançamos um apelo à sociedade civil para nos dizer, através de projetos, quais as necessidades que há hoje em dia e este foi um ótimo exemplo disso. O “Pedrinhas Natur” consegue encontrar respostas para os momentos difíceis que estas famílias passam”, realçou.
A ideia foi corroborada por Manuela Veloso, presidente do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social.
“Este é um projeto que responde, de uma maneira inovadora mas necessária, às dificuldades que muitas famílias passam. A Pedrinhas intervém em momentos de caos”, reforçou.

Combate às desigualdades

Ana Mendes Godinho salientou ainda a forma como este projeto tenta evitar desigualdades sociais.
“O “Pedrinhas Natur” vai combater a desigualdade social. É um projeto que tenta garantir que as crianças, mesmo que doentes, possam ter todas as condições sociais para serem somente crianças”, disse.
A presidente da cooperativa, Ana Brazião, reforçou o objetivo destas 10 moradias.
“Estas 10 casas, capacitadas com energias energéticas, pretendem dar resposta às necessidades das famílias que tem crianças doentes no Hospital Pediátrico de Coimbra”, assumiu.
Já o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, destacou o papel fulcral da Pedrinhas.
“Tenho que enaltecer as diferentes ações que a Pedrinhas tem desenvolvido para ajudar os jovens. Têm sido fundamentais neste reforço social”, esclareceu.
As aspirações são que este projeto, orçado em 589 mil euros, possa estar concluído em 2025.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.