HDFF avança com construção de novo edifício

Posted by

DR

A administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) vai avançar com a construção de uma nova ala, para instalar um novo Hospital de Dia e uma Unidade de Convalescença, com 20 camas. As obras arrancam este ano, prevendo-se que fiquem concluídas no primeiro trimestre de 2024.
O investimento é financiado, a 100 por cento, pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A construção do espaço destinado à Unidade de Convalescença tem um orçamento de 600 mil euros. Para o novo Hospital de Dia ainda não foram apurados os valores totais.
Acerca do Hospital de Dia a administração do HDFF adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS que a nova área será “construída e pensada de raiz para esta tipologia de doentes” e dará “resposta a toda a atividade” naquele serviço.
Por sua vez, a Unidade de Convalescença “vai permitir um aumento da tipologia de serviços que atualmente o HDFF dispõe”. Nomeadamente, apontou a administração do hospital, “possibilitará a continuação de cuidados aos doentes em fase pós-cirúrgica que decorra nesta nova área, mais direcionada a uma recuperação integral de todas as funcionalidades dos doentes”.
Por outro lado, a Unidade de Convalescença, acrescentou, “vai permitir também que o HDFF consiga aumentar o número de doentes em regime de internamento para cirurgias convencionais. Além disso, representa “um ganho significativo em termos de rotação de doentes por camas nos internamentos dos Serviços Cirúrgicos, principalmente Ortopedia e Cirurgia”.

“Cuidados de saúde humanizados”

Entre outros investimentos considerados relevantes pela administração do hospital, está a requalificação do Serviço de Especialidades Médicas e Medicina Interna, com a instalação de equipamentos de aquecimento, ventilação e ar condicionado e “beneficiação das condições estruturais”. Esta intervenção tem três fases, tendo um orçamento global de 300 mil euros, metade financiada pelo programa europeu POSEUR.
A administração do HDFF definiu um “conjunto das ações e medidas necessárias para assegurar a sustentabilidade económico-financeira e, simultaneamente, tornar o HDFF num hospital de referência na região pela prestação de cuidados de saúde diferenciados e de qualidade”. O valor total do contrato-programa com a tutela da Saúde para 2023 é de 41,2 milhões de euros.
“Em 2023, o conselho de administração pretende manter o caminho de reforço do acesso a cuidados de saúde atempados, de qualidade e humanizados. (E) pretende reforçar o posicionamento estratégico do hospital na região, continuando a apresentar resultados que mostram mais e melhores cuidados e que reforçam a confiança da população no seu hospital. Para isso, conta com o empenho, determinação e capacidade técnica de todos os profissionais”, frisou a presidente da administração, Ana Raquel Santos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.